CAOA Chery Arrizo 5

Versões Arrizo 5

Arrizo 5RT 2021

Resumo

Versão de entrada com motor 1.5 turbo e câmbio CVT de 9 marchas. Conta com ar-condicionado, multimídia, controle de estabilidade e assistente de partida em rampas.

Arrizo 5RTS 2021

Resumo

Mesmo conjunto mecânico do RXS, em equipamentos acresce ar com duas zonas, bancos em couro com regulagem elétrica, teto solar, câmera 360 graus e tem 6 airbags.

Resumo Arrizo 5:

O Chery Arrizo 5 é o sedan compacto da Caoa Chery no Brasil, ele foi desenvolvido pela montadora chinesa Wuhu foi lançado na China em 2015. No Brasil o sedan chegou em 2019 quando o grupo Caoa comprou a Chery Brasil com sede em Jacareí no estado de São Paulo, o carro foi remodelado e recebeu o nome de Caoa Chery Arizzo 5 Apesar de ter somente um ano de vida, ele teve algumas alterações para a linha 2021 no nome das versões e a inclusão de uma versão intermediária a RXS. Todas as versões do Caoa Chery Arrizo 5 2021 agora contam com novo câmbio CVT de 9 marchas. Em um mercado muito concorrido, o Caoa Chery Arizzo 5 tem uma difícil missão em enfrentar marcas mais consolidadas no mercado brasileiro. Cito apenas alguns de seus concorrentes para que dimensionemos o tamanho desta missão: Volkswagen Virtus, Fiat Cronos, Honda City, Chevrolet Onix Plus, Toyota Yaris e Hyundai HB20S Nova Geração. A tarefa é dura, mas vamos ver o que o sedan compacto chinês entrega.

No visual o Caoa Chery Arrizo 5 RT 2021 se manteve igual ao modelo 2020, a versão RTS, topo de linha, ganhou novas rodas diamantadas aro 18 e a nova versão intermediária RXS traz rodas aro 17. De resto, o Chery Arizzo 5 continua exatamente o mesmo e mantém o design bastante agradável. Os faróis dianteiros têm desenho bem atraente com conjunto ótico duplo e a luz diurna em LED. A grade dianteira tem formato em colmeia com um friso cromado bem alinhado à parte inferior dos faróis e cortando a saída de ar ao meio. De muito bom gosto também fecha o conjunto na dianteira os faróis de milha que são como filetes, iluminam bem e traz um visual bem agradável. Na lateral, um vinco que acompanha o que sai do capô, suave e passa por toda a lateral do carro na altura das maçanetas indo até as lanternas traseiras. Nas versões RXS e RTS 2021, os vidros tem moldura cromada, em todas as versões há repetidor de seta. A traseira dá o toque final de um excelente design, os faróis são duplos, com uma metade sobre a tampa do porta-malas, característico de sedans, como o Caoa Chery Azirro 5. O friso cromado da marca deu um toque especial e o para-choques traseiro conta com luzes de neblina acopladas.

O motor é um 1.5 turbo flex com comando de 16 válvulas que entrega 150 cavalos de potência ao Chery Arizzo 5. Todas as versões do Caoa Chery Arrizo 5 2021 trazem o novo câmbio CVT com simulação de 9 marchas, a troca manual de marchas não tem aletas no volante, mas pode ser feita na alavanca. A tração é dianteira e os freios a disco em todas as versões.

O desempenho do Chery Arizzo 5 2021 é bastante interessante por se tratar de um sedan compacto de preço bastante competitivo e sem nenhum tipo de apelo esportivo, o seu motor 1.5 turbo o leva de 0 a 100 km/hora em 10 segundos e possibilita atingir a velocidade máxima de 190 km/hora. Infelizmente o consumo é calcanhar de Aquiles da Caoa Chery em todos seus modelos e com o Chery Arizzo 5 não é diferente. Nas versões com o câmbio automatizado ele roda 6,7 km/litro na cidade e 8,4 na estrada com etanol, já com gasolina estes números são de 9,9 e 12,1 km/litro, respectivamente nas mesmas condições. O consumo do Chery Arizzo 5 2021 tem números um pouco melhores pelo câmbio CVT, mas ainda assim é mais gastão que seus concorrentes, na cidade com etanol ele roda 7,6 km/litro e com gasolina 11 km/litro. Na estrada os números tampouco são bons, ele percorre 9,6 km/litro quando abastecido com etanol e 12,9 km/litro quando o combustível é a gasolina.

Nas versões com o câmbio CVT o Caoa Chery Arizzo 5 ficou ainda mais agradável de dirigir com menos solavancos do que as versões com câmbio automatizado. A direção elétrica progressiva é muito bem ajustada, em altas velocidades vai ficando mais firme e gera muita segurança em velocidades mais altas, só fica devendo a regulagem de profundidade do volante. Os dois modos de condução Eco e Sport que realmente fazem diferença, no modo Sport ele arranca mesmo acionando o turbo em rotações mais baixas, deixando muitos concorrentes comendo poeira nas arrancadas e ultrapassagens.

Alguns detalhes como o porta-luvas com amortecimento e bancos em couro, na versão RTS, deixa o Chery Arizzo 5 com o acabamento um pouco superior aos seus concorrentes e consequentemente mais confortável. Ele é bem silencioso e outro ponto forte é o espaço interno proporcionado pelo grande entre- eixos de 2.65 metros, um dos maiores da categoria, além disto, o túnel central é baixo, gerando bastante conforto para quem vai atrás, estes passageiros ainda contam com portas-revistas atrás dos bancos do motorista e do passageiro da frente. O porta-malas de 430 litros é bom, mas para o segmento é pequeno, a maioria de seus concorrentes tem pelo menos 50 litros a mais.

O Caoa Chery Arizzo 5 ganhou freio de estacionamento eletrônico, partida por botão e chave presencial, além do trivial em conforto. Na versão topo de linha, o Caoa Chery Arrizo 5 RTS tem teto solar elétrico, um diferencial na categoria, já que seus concorrentes não tem estes equipamentos, além de bancos em couro. Bem equipado em se tratando de um sedan compacto, todos os vidros elétricos têm acionamento one-touch e o ar-condicionado apesar de não ser automático tem teclas digitais.

O console do Chery Arizzo 5 peca pelo excesso de plástico duro, mas o visual agrada com detalhes cromados e preto brilhante, além de saídas de ar em uma posição mais vertical que normalmente estamos acostumados e dá um visual bem bacana. Dois mostradores grandes analógicos, e a tela do computador de bordo no centro. A tela do kit multimídia de 7 polegadas tem baixa resolução na versão de entrada, isto poderia ser melhorado, o kit traz espelhamento para smartphones Android e Apple. A nova versão intermediária e a topo de linha do Caoa Chery Arrizo 5 2021 já trazem um novo sistema multimídia com melhor interface.

Além dos itens obrigatórios de segurança, cintos de três pontos e apoio de cabeça para todos os passageiros, ABS, airbag duplo e freios ABS, o Chery Arizzo 5 vem com controle de tração e estabilidade, de velocidade de cruzeiro, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. Na versão topo de linha RTS ele vem com 6 airbags, sendo dois frontais, dois laterais e dois de cortina. Ponto alto para os freios que são a disco nas quatro rodas, item encontrado somente em carros mais caros.

Fabricado no Brasil, o Caoa Chery Arizzo 5 2021 tem boa lista de equipamentos e mecânica, os pontos fracos são o valor de revenda e o consumo. Concorre com sedans compactos de marcas que já estão consolidadas há muitos anos no Brasil, mas tem com diferencial alto desempenho, é mais equipado e mais barato e isto pode pesar para você ter um na sua garagem.

O consumo do Arrizo 5 é de 9,6 km/litro na cidade e 12,9 km/litro na estrada com gasolina. Com álcool o consumo é de 7,6 km/litro na cidade e 11 km/litro na estrada.

O Caoa Chery Arrizo 5 tem 150 cavalos de potência máxima alcançando a velocidade máxima de 190 km/hora e acelerando de 0 a 100 km/hora em 10 segundos.

O Arrizo 5 tem preços a partir de R$69.990,00 na sua versão de entrada, RX 2020, chegando até R$ 84.815,00 na versão topo de linha, o Arrizo 5 RTS 2021.