CAOA Chery Tiggo 2 2022

Versões Tiggo 2 2022

Tiggo 2 2022Look 1.5

Resumo

Versão de entrada com motor 1.5 flex e câmbio manual de 5 marchas. Tem central multimídia, rodas de liga leve de 16”, volante multifuncional e sensores de estacionamento

Tiggo 2 2022Look 1.5 AT

Resumo

Versão com motor 1.5 flex e câmbio automático de 4 marchas. Em equipamentos acrescenta, câmera de ré e descansa braços dianteiro

Tiggo 2 2022ACT 1.5 AT

Resumo

Versão topo de linha que traz bancos em couro, teto solar elétrico e controle eletrônico de estabilidade e tração

Tiggo 2 2022Smile 1.5 AT

Resumo

Versão intermediária com rodas de liga leve de 16” e bancos em tecido com revestimento premium

Resumo Tiggo 2 2022:

Lançado na China em 2009, o Chery Tiggo 2 chegou ao Brasil no ano de 2019. Com a aquisição da Chery Brasil pelo grupo Caoa, o carro chegou com o nome Caoa Chery Tiggo 2 e ganhou remodelação em 2019 e foi o primeiro modelo lançado no Brasil já sob o controle do grupo Caoa.

Na dianteira do Chery Tiggo 2 2022, os faróis dianteiros têm um desenho bem resolvido e são do tipo projetor. O conjunto da dianteira ainda tem para-choque bem robusto dando impressão de ser modelo de maior porte, na parte inferior da grade dianteira um detalhe cromado também destaca o visual. As rodas são de liga leve e 16 polegadas em todas as versões, mas na versão topo de linha ACT, elas são diamantadas, o que dá um pouco mais de estilo à versão. Na lateral, tem repetidor de seta nos retrovisores e barras de teto. O visual no geral é agradável. Somente na traseira o estilo SUV dá um pouco de espaço para parecer um hatch compacto. O para-choque é característico de um SUV, bem marcado, grande e com detalhes em preto. A traseira ainda conta com o característico filete cromado da Caoa Chery que vai de lanterna a lanterna.

O motor do Caoa Chery Tiggo 2 2021 é um 1.5 flex de 16 válvulas com 115 cavalos de potência máxima e torque máximo de 14,9 kgfm. As opções de câmbio se mantêm bastante retrógradas, tendo a possibilidade de um câmbio manual de 5 marchas ou o antiquíssimo automático de 4 marchas, já aposentado em muitos carros do mercado brasileiro. A tração é dianteira.

No desempenho, o Caoa Chery Tiggo 2 2021 tem números bastante modestos. O carro alcança a velocidade máxima de 170 km hora e acelera de 0 a 100 km/h em 15 segundos. Já o consumo fica bastante aquém do que um SUV compacto deveria entregar, assim como todos os carros da Caoa Chery, o Tiggo 2 é gastão. Quando abastecido com etanol ele roda 6,9 km/litro na cidade e 8 km/litro na estrada e com gasolina 10,9 e 11,9 km/litro nestas mesmas condições, recebendo avaliação D pelo INMETRO, entre as piores notas.

Com o vão livre de 18,6 centímetros, fica um pouco para trás de muitos concorrentes que chegam mais próximo dos 20 centímetros, o que conta na hora de dirigir um carro com proposta SUV, mesmo que do segmento compacto e de preço bastante acessível. O volante conta somente com regulagem de altura, outro ponto que deixa a desejar da Caoa Chery que não oferece a regulagem em profundidade nem nos seus carros topo de linha. A direção apesar de ser hidráulica é bem leve. O nível de ruído é muito alto quando o motor é exigido em ultrapassagens ou arrancadas mais rápidas. No conjunto a dirigibilidade pode ser considerada no máximo razoável.

Com entre-eixos de 2,55 centímetros, o Caoa Chery Tiggo 2 2021 tem espaço interno dentro da média da categoria, o túnel central é um pouco elevado o que dificulta levar o quinto passageiro. No geral, o carro é bastante simples, mas confortável para quatro passageiros. O porta-malas de 420 litros está um pouco acima da média da concorrência e carrega tranquilo quatro malas médias.

Nos equipamentos, além do trivial, vidros, travas e retrovisores elétricos e alguns itens de conforto, no geral, o Caoa Chery Tiggo 2 entrega mais equipamentos que seus concorrentes, dentre os itens de série já na versão de entrada. Todas as versões do Caoa Chery Tiggo 2 2022 tem volante multifuncional, central multimídia, rodas de liga leve de 16” e indicador de pressão dos pneus de série. Isto pode parecer pouco, mas estamos falando de um SUV compacto de entrada da marca com um preço bastante atrativo. Além destes equipamentos, na versão ACT, topo de linha, os bancos são em couro e o SUV vem com teto solar elétrico.

O console apesar do excesso de plástico tem as peças bem encaixadas e o visual agrada bastante, com as saídas de ar com bom fluxo, a tela da central multimídia e os comandos manuais do ar-condicionado mais abaixo. A central multimídia tem tela de 8 polegadas com espelhamento para celulares, Bluetooth e USB, apesar de ficar devendo GPS integrado, sai na frente de alguns concorrentes que não trazem multimídia nas versões de entrada. O projeto chinês pode causar alguma estranheza quando você olhe a primeira vez para o painel do Caoa Chery Tiggo 2 2022, o conta-giros vai estar à sua direita e o velocímetro à sua esquerda com a tela digital do computador de bordo no centro, apesar de ser fácil se acostumar com esta disposição a Caoa Chery poderia ter adaptado para o padrão brasileiro.

O Caoa Chery Tiggo 2 traz o básico em relação à segurança. Suas versões contam com os itens obrigatórios no mercado brasileiro, o duplo airbag e freios ABS. Um ponto de destaque no Tiggo 2 são os freios a disco nas quatro rodas de série, item que muitos concorrentes não oferecem. O controle eletrônico de estabilidade está disponível somente na versão topo de linha ACT.

O Caoa Chery Tiggo 2 é um modelo muito voltado para a questão do custo-benefício. Procura ser um modelo com bastante equipamentos de conforto e conveniência de série, com um preço abaixo de seus concorrentes. O modelo é fabricado no Brasil o que ajuda na questão do pós-venda, além de uma rede de concessionárias de tamanho razoável. Pesa contra o modelo o baixo desempenho do motor, o câmbio automático de apenas quatro marchas, e o consumo de combustível elevado considerando o tamanho do motor.