Chevrolet Onix 2022

Versões Onix 2022

Onix 20221.0 LT

Resumo

A versão LT acrescenta, banco do motorista com regulagem de altura e a central multimídia MyLink, com tela touchscreen de 8". Opcionalmente pode ter câmera de ré, chave presencial com sistema de abertura das portas e partida por botão, e rodas de liga leve aro 15.

Onix 2022LT Turbo MT

Resumo

Traz os mesmos equipamentos da versão LT 1.0 com o acréscimo do motor 1.0 turbo de 116 cavalos, e rodas de liga leve aro 15 polegadas. Opcionalmente a versão pode ter transmissão automática de seis velocidades, controlador de velocidade de cruzeiro e console central com descansa-braço.

Onix 2022LTZ Turbo MT

Resumo

Acrescenta faróis com acendimento automático, câmera de ré, chave presencial, seis alto falantes, faróis de neblina, descansa-braço, painel de instrumentos com tela digital de 3,5" e sensor de estacionamento traseiro. Opcionalmente pode ter transmissão automática de seis velocidades, controlador de velocidade de cruzeiro e volante esportivo com revestimento premium.

Onix 2022Premier Turbo

Resumo

Acrescenta em relação à LTZ entrada USB dupla para o banco traseiro, faróis dianteiros tipo projetor, luz de condução diurna em LED, central multimídia com 4G e wi-fi integrados, conectividade OnStar, roda de liga leve aro 16", monitoramento de pressão dos pneus e volante esportivo com revestimento premium

Onix 2022Premier 2 Turbo

Resumo

Adiciona acabamento, alerta de ponto cego, ar-condicionado digital automático, bancos com revestimento premium, carregador de celular wireless, sensor de estacionamento dianteiro, sistema de estacionamento automático, e lanternas traseiras em LED.

Resumo Onix 2022:

O Chevrolet Onix é o modelo mais vendido do Brasil há alguns anos. E nessa nova geração evoluiu em todos os sentidos, se tornando um carro ainda melhor para manter a sua liderança de mercado. O modelo se destaca pela economia de combustível e ampla gama de versões.

O design no Onix é um dos pontos altos do modelo, muito elogiado pelos consumidores. Na frente tem a grade ao estilo Dual-Port da Chevrolet, com a parte de baixo maior para otimizar a refrigeração do motor. A parte de cima, mais estreita, acompanha o contorno do conjunto óptico com a gravata dourada ao centro. Na versão Premier os faróis contam com projetores, já as luzes de condução diurnas em "L" contornam a base do para-choque. O LED cria um efeito e ajuda a proporcionar uma aparência mais tecnológica e marcante. O para-choque traz elementos aerodinâmicos na parte inferior, enquanto o capô é marcado por vincos que seguem pelo teto. Já o ângulo de inclinação do capô do Novo Onix garante maior proteção a pedestres em caso de impacto e contribui para reduzir a resistência e o ruído do vento em altas velocidades. Em relação a parte traseira, o Novo Onix se destaca pela tampa traseira devidamente esculpida e com aerofólio na parte superior. O para-choque caracteriza-se pelo desenho integrado com refletores verticalizados nas laterais. Outro elemento marcante é a moldura escura na parte inferior, onde fica a placa do veículo. Ela agrega harmonização ao conjunto.

Nas versões de entrada o Onix é equipado com o motor 1.0 aspirado de três cilindros que têm potência de 78 cavalos na gasolina e 82 cavalos no etanol, a 6.400 rpm. O torque varia de 9,6 kgfm a 10,6 kgfm a 4.100 rpm, respectivamente. Com esse motor o câmbio é sempre manual de seis marchas. Já o motor 1.0 turbo também é de três cilindros e tem injeção indireta de combustível. A potência é de 116 cv a 5.500 rpm, independente do combustível. O torque varia de 16,3 a 16,8 kgfm a 2.000 rpm. O motor turbo pode estar associado ao câmbio manual de seis marchas ou ao câmbio automático de seis marchas, de acordo com a versão.

As versões com motor 1.0 aspirado e câmbio manual de cinco marchas tem aceleração de 0 a 100 km/h em 13,3 segundos. Consumo com etanol é de 9,9 km/l no ciclo urbano e de 11,7 km/l no rodoviário. Com gasolina o consumo é de 13,9 km/l e 16,7 km/l na estrada. Esses números fazem o Onix receber nota A na classificação geral e na categoria no programa de etiquetagem no Inmetro, sendo um dos carros mais econômicos do Brasil. Quando utiliza o motor turbo e câmbio manual de seis marchas consumo com etanol varia de 9,4 km/l a 11,2 km/l. Com gasolina o consumo sobe para 13,5 km/l na cidade e 16 km/l na estrada. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 10,1 segundos. Quando utiliza o câmbio automático de seis marchas a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 10,1 segundos. O consumo é menor em relação ao câmbio manual, com etanol as médias são de 8,3 km/l na cidade e 10,7 km/k na estrada. Com gasolina é de 11,9 km/l na cidade e 15,1 km/l estrada.

O Onix tem uma suspensão bem acertada para as condições das ruas brasileiras, que tende mais para o lado do conforto e maciez, filtrando bem as imperfeições do piso. Um porém é a frente do modelo que tende a raspas em lombadas e valetas, por conta de um defletor de ar que existe na parte inferior do para-choque dianteiro. A direção elétrica é bem leve, o que aumenta o conforto nas manobras dentro da cidade, além do pequeno raio de giro do modelo que também facilita a vida do motorista. As versões com motor 1.0 aspirado tem um desempenho adequado para uso na cidade, mas como todo os modelos da categoria também com motor 1.0 aspirado, o modelo sofre mais na estrada. Para manter velocidades de 120 km/h na estrada, o giro do motor fica bem alto, aumentando o ruído na cabine que já não tem o isolamento acústico tão primoroso. Já as versões com o motor 1.0 turbo tem um desempenho muito bom em todas as situações. Tanto na cidade quanto na estrada o modelo tem boas respostas, e também boa economia de combustível. Os modelos com motor turbo e câmbio automático, na estrada ficam com uma rotação de 2.500 rpm para manter os 120 km/h. O desempenho também está entre os melhores da categoria.

A ergonomia do modelo é boa, a posição de dirigir é agradável principalmente nas versões que oferecem ajuste do volante em altura e profundidade, e o modelo também tem uma boa visibilidade. Os porta-objetos são bem distribuídos e tem bom espaço. As saídas de ar centrais ficam em uma posição um pouco baixa, mas nada que atrapalhe muito. Os bancos dianteiros do Onix têm uma boa acomodação e trazem os encostos de cabeça integrados para maior segurança. No banco traseiro o Onix não é tão generoso em espaço, o ideal é levar somente dois adultos atrás. O espaço para as pernas é um pouco limitado, por conta da distância entre-eixos de 2.551 mm. Outro ponto que não agrada é que as portas traseiras não oferecem porta-objetos. Mas nas versões topo de linha, estão disponíveis duas entradas USB para carregamento para quem viaja atrás. O espaço do porta-malas é de 275 litros, menor que a maioria dos concorrentes diretos que oferecem 300 litros. O estepe do modelo também é do tipo temporário (mais fino) que altera a dirigibilidade do modelo quando utilizado e limita a velocidade máxima a 80 km/h.

A versão 1.0 do Onix 2022 traz de série seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, ar-condicionado, direção elétrica progressiva, volante com controles do rádio e telefone, banco traseiro bipartido, cinto de segurança do motorista com ajuste de altura, computador de bordo, rádio com bluetooth e entrada usb dupla, quatro alto falantes, chave canivete com comando das travas, vidros elétrico nas quatro portas e rodas de aço aro 14 polegadas com calotas. O Onix 1.0 LT acrescenta alarme anti-furto, banco do motorista com regulagem de altura, controlador de limite de velocidade, espelhos retrovisores externos elétricos na cor do veículo, maçanetas externas na cor do veículo, rodas de aço aro 15 polegadas com calotas, e a central multimídia MyLink, com tela touchscreen de 8", com integração Android Auto e Apple CarPlay. Opcionalmente a versão LT pode ter acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, câmera de ré, chave presencial com sistema de abertura das portas e partida por botão, e rodas de liga leve aro 15 polegadas. Já a versão 1.0 Turbo AT tem os mesmos equipamentos da versão 1.0, porém com o motor 1.0 turbo de 116 cavalos, câmbio automático de seis marchas, rodas de aço aro 15 polegadas com calotas, e console central com descansa-braço. O Onix 1.0 LT Turbo traz os mesmos equipamentos da versão LT 1.0 com o acréscimo do motor 1.0 turbo de 116 cavalos, e rodas de liga leve aro 15 polegadas. Opcionalmente a versão pode ter transmissão automática de seis velocidades, controlador de velocidade de cruzeiro e console central com descansa-braço. A versão 1.0 LTZ Turbo acrescenta em relação à versão 1.0 LT Turbo faróis com acendimento automático, câmera de ré, chave presencial com sistema de abertura das portas e partida por botão, seis alto falantes, faróis de neblina, console central com descansa-braço, painel de instrumentos com tela digital de 3,5" e sensor de estacionamento traseiro. Opcionalmente essa versão pode ter transmissão automática de seis velocidades, controlador de velocidade de cruzeiro e volante esportivo com revestimento premium. O Onix na versão RS Turbo tem equipamentos que valorizam o visual e esportividade como acabamento interno em preto com detalhes em vermelho, bancos com revestimento híbrido, espelhos retrovisores e teto pintados na cor preta, grade frontal estilo colméia com detalhes em preto, faróis dianteiros tipo projetor com máscara negra, logomarca Chevrolet na cor preta, luz de condução diurna em LED, rodas de liga leve aro 16" com design exclusivo na cor preta. A versão RS está disponível apenas com a transmissão automática de seis marchas. A versão 1.0 Premier Turbo acrescenta em relação à versão LTZ entrada USB dupla para o banco traseiro (apenas carregamento), acabamento interno nas cores preto e cinza, bancos híbridos (tecido e revestimento premium), faróis dianteiros tipo projetor, friso cromado no contorno inferior do vidro das portas, luz de condução diurna em LED, central multimídia com 4G e wi-fi integrados, projeção da tela do smartphone sem o uso de cabo, conectividade OnStar, roda de liga leve aro 16", sistema de monitoramento de pressão dos pneus e volante esportivo com revestimento premium. Por fim a versão 1.0 Premier 2 Turbo acrescenta acabamento interno nas cores preto e caramelo, alerta de ponto cego, ar-condicionado digital automático, bancos com revestimento premium, carregador de celular wireless, sensor de estacionamento dianteiro e sistema de estacionamento automático, e lanternas traseiras em LED. Existe também a opção de acabamento interno nas cores preto e cinza.

O modelo tem um painel de instrumentos tradicional, utilizando ponteiros para a velocidade e rotação do motor. No meio existe uma tela digital que traz informações do computador de bordo que é bem completo. Os comandos de acesso também são posicionados todos nas hastes atrás do volante. O Onix tem a central multimídia mais avançada do segmento quando equipada com o sistema de 4G e wi-fi integrado, além do sistema OnStar. Essa central permite conectar até 7 dispositivos ao wi-fi e até uma distância de 15 metros. A vantagem de ter o wi-fi integrado ao carro é que a qualidade do sinal é muito melhor quando comparado ao sinal disponível no smartphone. É muito comum situações na estrada onde o smartphone esteja sem sinal e a internet do carro tenha sinal. Isso ocorre, pois a antena do carro é para captar a rede celular é muito maior e posicionada no lado externo do carro. O que permite ter sinal em áreas que os smartphones estão sem sinal. A central multimídia MyLink do Onix também permite a integração Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Outro recurso exclusivo do Onix é o sistema OnStar, que permite controlar diversas funções do modelo através do smartphone, como trancar e destrancar as portas, localizar o veículo, acionar luzes e buzinas, e até mesmo bloquear o motor a distância em caso de roubo do modelo. Também é possível utilizar uma central de concierge para pedir informações e ajudas em geral. E caso o veículo se envolva em um acidente que os airbags sejam abertos, essa central tenta entrar em contato com o dono do veículo e envia socorro para o local do acidente.

O Onix deu um salto grande na segurança em relação ao modelo de geração anterior. Agora o modelo é equipado de série com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), e controle eletrônico de estabilidade e tração. Isso permitiu que o modelo tivesse nota máxima nos testes de colisão, tanto para adultos como para crianças. Na versão topo de linha o modelo também oferece o sistema de alerta de ponto cego, que ajuda a prevenir acidentes durante mudanças de faixa na estrada e na cidade, pois avisa o motorista através de uma led instalado nos espelhos retrovisores da presença de um veículo no ponto cego.

Com uma ampla gama de versões e preços adequadas às necessidades da maioria dos motoristas, boa economia de combustível em todas as versões, desempenho admirável no motor turbo, e recursos de conectividade não vistos até mesmo em veículos de categoria superior, o Chevrolet Onix 2022 tem atributos para continuar sendo o modelo mais vendido do Brasil.