Fiat Mobi 2021

Versões Mobi 2021

Mobi 2021Like 1.0

Resumo

Versão completa com mesmo conjunto mecânico do Easy, acresce travas e vidros dianteiros elétricos e pode vir com kit multimídia e retrovisores elétricos.

Resumo Mobi 2021:

O Fiat Mobi é o subcompacto da montadora italiana e é um dos carros mais baratos do mercado brasileiro. Com algumas mudanças estéticas, o Fiat Mobi 2021 com mais versões e a montadora passa a oferecer o novo Fiat Mobi Trekking, versão aventureira do subcompacto para concorrer com o Renault Kwid Outsider. A partir deste ano, o Fiat Mobi passa a ser vendido em três versões, a de entrada, Mobi Easy, uma de nível intermediário de acabamento, o Mobi Like e uma aventureira, o Mobi Trekking. Todas as versões do Fiat Mobi 2021 vem com o antiquíssimo motor 1.0 Fire, que já precisava deixar de existir e tem desempenho inferior ao novo 1.0 Firefly da Fiat. Lançado em 2016, o Fiat Mobi tem projeto mais moderno que o Fiat Uno e tem incomodado um pouco mais os concorrentes. O Fiat Mobi 2021 é fabricado em Betim tanto para o mercado brasileiro, quanto para o resto do mercado latino americano.

Com um design inovador, o Fiat Mobi 2021 agrada e muito no estilo, as linhas mais truncadas do hatch dão um estilo robusto e aparência de ser um pouco maior do que realmente é. O novo Fiat Mobi Trekking tem detalhes que deixam o hatch um pouco ainda mais atraente, com um conjunto de adesivos na lateral, o teto pintado em preto com barras longitudinais e detalhes em plástico preto nos para-choques, chegando a parecer outro carro com os faróis de milha e as rodas de liga leve de 14 polegadas. As outras novidades do Fiat Mobi 2021 são a nova grade dianteira com o logotipo no mesmo modelo do novo Fiat Strada, uma pequena bandeira italiana estilizada e maior altura em relação ao chão, além disso, as laterais de linhas bem truncadas e a tampa traseira com detalhe em preto que já compunham o design do compacto.

O motor do Fiat Mobi 2021 em todas as versões de entrada é o 1.0 Fire de 8 válvulas, que teve uma sensível mudança na calibragem e agora entrega 75 cavalos e o conjunto mecânico também passa a ser único. Assim como o motor Fire, todas as versões do Fiat Mobi 2021 têm câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira.

Com o motor 1.0 Fire o consumo do Fiat Mobi 2021 é compatível com seu segmento, rodando 12,7 km na cidade e 14,3 km na estrada com um litro de gasolina, quando abastecido com etanol o hatch percorre 8,8 km/litro na cidade e 9,9 km/litro na estrada. O Fiat Mobi 1.0 Fire acelera de 0 a 100 km/hora é de 13,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 154 km/hora, números inferiores a seu principal concorrente, o Renault Kwid, que, além disto, tem preço um pouco mais baixo.

Leve, mesmo quando não equipado com a direção hidráulica, o Fiat Mobi tem posição boa para dirigir, que é melhorada com o opcional ajuste do banco do motorista e do volante em algumas versões, deixando ele muito confortável. O conjunto, em linhas gerais, agrada, mas o ruído do motor Fire pode gerar algum incômodo, o que deixa o Fiat Mobi bastante atraente apesar deste pequeno incômodo é seu preço. Com o aumento na altura em relação ao chão, o Fiat Mobi 2021 ficou com 19 centímetros de vão-livre e 24 graus de ângulo de entrada, isto é que quase o mesmo que os SUVs compactos, o resultado é muito mais prazer ao dirigir em nossas ruas esburacadas.

Não é de se esperar muito conforto de um carro do segmento do Fiat Mobi, mas dentro ele é mais confortável do que esperávamos. O acabamento também segue este padrão simples, mas sem erros, com partes das portas em tecido. No quesito espaço viajam bem quatro passageiros no Fiat Mobi, o teto mais elevado, que de outros compactos, permite isto, mesmo com o carro sendo menor que os concorrentes. Apesar de relativamente espaçoso, perde novamente para seu concorrente mais direto, o Renault Kwid, que tem mais espaço interno.

O Fiat Mobi Easy é bem básico, mas é um dos carros mais baratos à venda no mercado brasileiro, nesta versão inclusive travas e vidros dianteiros elétricos, desembaçador, lavador e limpador do vidro traseiro e a predisposição para o som são opcionais. Apesar de manter o kit visibilidade como opcional, no Fiat Mobi Like os outros itens passam a ser de série e a lista é aumentada com a direção hidráulica, ar-condicionado, computador de bordo e banco traseiro rebatível. Como opcionais o Fiat Mobi Trekking tem dois pacotes opções: o Style, que traz as rodas de liga-leve de 14 polegadas e faróis de milha e o One que acrescenta sensores traseiros de estacionamento, regulagem de altura da direção, dos cintos de segurança e do banco do motorista, além de retrovisores elétricos rebatíveis. O Mobi Way Trekking, único remanescente das versões topo de linha do compacto, traz de série protetor de cárter. Este item, por incrível que possa parecer, não é oferecido no Mobi Like e Mobi Easy nem como opcional.

O painel de mostradores simples conta com o básico, mas tem um encaixe preciso no vão do volante e o quadro de instrumentos é de alta resolução no Mobi Way Trekking. Na linha 2021, as versões Like e Trekking trazem como opcional o novo sistema multimídia UConnect da Fiat, que conta com GPS integrado, espelhamento para celulares e uma tela sensível ao toque de 7 polegadas.

O Fiat Mobi 2021 traz somente o obrigatório no quesito segurança, ou seja, airbags dianteiros e freios ABS. Bastante estável nas curvas mesmo não tendo nenhum sistema de controle, o Fiat Mobi 2021 apesar de ser básico em itens de segurança está dentro da média do segmento de carros populares. Novamente, o Renault Kwid tem um diferencial, o subcompacto da montadora francesa traz quatro airbags em todas as versões.

Boa compra para quem busca um carro com preço acessível, cada versão do Fiat Mobi 2021 tem seu diferencial se você comparar o hatch com outros compactos. O Fiat Mobi Easy tem preço imbatível para o mercado brasileiro, mas, para quem quer comprar um carro econômico e com alguns equipamentos de conforto, o Fiat Mobi Trekking é excelente opção. Moderno e com acabamento padrão para o segmento, o Fiat Mobi 2021 continua cumprindo bem com seu papel de carro urbano, econômico e barato.