Versões Civic 2021
Civic 2021LX 2.0 AT
Resumo
Versão de entrada 2.0 flex com câmbio CVT vem com ar digital, freio eletrônico, seis airbags, câmera de ré, controle de estabilidade e assistente de saídas em rampas.
Civic 2021Sport 2.0 AT
Resumo
Tem o mesmo conjunto mecânico do Civic LX, mas acrescenta paddle-shifts com 7 marchas e detalhes no visual externo, com para-choques e retrovisores exclusivos.
Civic 2021EX 2.0 AT
Resumo
Vem equipado com o mesmo conjunto mecânico do Civic LX, mas acrescenta paddle-shifts com 7 marchas, ar de duas zonas, chave presencial e partida por botão.
Civic 2021EXL 2.0 AT
Resumo
Soma aos equipamentos bancos em couro, acendimento automático dos faróis, soma itens de segurança ativa, faróis em LED e novo sistema multimídia.
Civic 2021Touring 1.5 Turbo AT
Resumo
Versão esportiva com motor 1.5 turbo a gasolina. Acrescenta teto solar elétrico, som exclusivo com 10 alto-falantes, carregador por indução e frenagem de emergência.
Resumo Civic 2021:
O Honda Civic foi lançado no Japão em 1973 e é produzido no Brasil desde 1997, o modelo atual é comercializado desde 2017 e sofreu uma pequena remodelação para a linha 2020 e ganhou uma versão mais básica, a LX no ano passado que continua sendo comercialiazda. A versão básica foi apresentada para concorrer com o Toyota Corolla GLi, o sedan médio mais vendido no mercado do mercado brasileiro. O Toyota Corolla tem mais de 40% do mercado, enquanto o Honda Civic tem cerca de 20% do mercado e o Chevrolet Cruze abocanha 13% do mercado, número bem próximo do Volkswagen Jetta. Não houveram mudanças nas nomenclaturas e quantidade de versões oferecidas, o Honda Civic 2021 continua sendo vendido em cinco versões, a mais despojada LX, as versões intermediárias Sport (esportiva só no estilo) e EX e as topo de linha EXL mais requintada e a Touring com apelo esportivo.
O Honda Civic 2021 mantém as poucas alterações no design feitas em 2020 com relação ao modelo 2019, quando o carro recebeu uma grade dianteira cromada maior. Na traseira nosso velho conhecido continua com as lanternas em formato de bumerangue e na versão Touring tem detalhe cromado na terminação inferior do para-choque e a inscrição turbo que mostra que o motor também é diferente. O Honda Civic LX não tem faróis de neblina e faróis em LED, deixando o visual bem simplista para um carro da faixa de preço e segmento que está inserido.
Nas versões LX, Sport, EX e EXL, o Honda Civic 2021 vem equipado com o motor 2.0 flex com 16 válvulas e injeção direta que entregam 155 cavalos de potência máxima. O da versão topo de linha é um 1.5 turbo com 16 válvulas e rende 173 cavalos de potência, mas é oferecido somente à gasolina, não havendo motorização flex. A tração é dianteira e o câmbio é CVT com sete posições que simulam marchas para o motor em todas as versões, exceto na versão LX que traz o mesmo câmbio, mas sem a opção de comando para a mudança de marchas manualmente.
Com o motor 1.5 turbo da versão Touring, a velocidade máxima é de 220 km/hora e o Honda Civic acelera de 0 a 100 km/hora em 7,6 segundos. Nas versões com o motor flex 2.0, atinge 195 km/hora de velocidade máxima e chega aos 100 km/hora em 10,9 segundos. O consumo é bastante razoável em se tratando de um motor 2.0 que tem um bom comportamento, quando abastecido com gasolina roda 8,9 km/litro na cidade e 14,4 km/litro na cidade. Os números com álcool são 7,2 e 11,8 km/litro, respectivamente na cidade e na estrada. Na versão Touring, o consumo surpreende, por se tratar de um motor 1.5, ele faz 12,0 km/litro na cidade e 14,6 km/litro na estrada, consumo próximo de carro popular com desempenho de esportivo.
A suspensão do Honda Civic 2021 é independente nas quatro rodas o que gera um rodar bem silencioso, mas o carro é mais firme e baixo que seus concorrentes e acaba gerando algum desconforto. A posição de dirigir mais baixa é prazerosa para quem gosta de carros com modo mais esportivo de dirigir, mas para ficar mais confortável a direção na estrada fica devendo piloto automático adaptativo.
Confortável de verdade as versões EXL e Touring do Honda Civic 2021 que tem banco do motorista com regulagem elétrica em altura, distância e lombar, além de saídas do ar-condicionado para quem viaja atrás, este último também passa a ser de série na versão EX. No LX o acabamento é mais escuro com muitas peças em preto parecendo bastante espartano pelo preço, mesmo nesta versão. Já as versões ELX e Touring são bem mais sofisticadas com o acabamento cinza que deixa o ambiente com algum requinte. Viajam bem quatro passageiros e até há espaço para cinco passageiros, mas o projeto da parte traseira foi mal executado e deixou uma elevação bem acentuada no encosto e no assento de quem viaja no meio, uma pena, porque o Honda Civic 2021 é um dos sedans com melhor espaço interno, mas a Honda falhou nisto para que viajem cinco pessoas com conforto. O porta-malas é bem generoso com seus 517 litros, tem muito espaço, mas as alças da abertura são descobertas e podem machucar alguma bagagem mais sensível.
Nas versões Touring e EXL, o Honda Civic 2021 tem bancos em couro com pequenos detalhes em tecido, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva e faróis full LED. Desde a versão intermediária, EX, na lista de equipamentos de série há chave presencial e partida por botão. O ar-condicionado é digital em todas as versões, e a partir da versão EX tem duas zonas, também presentes em todas as versões estão o freio de estacionamento eletrônico, o sensor crepuscular e faróis com ajuste de altura. Exclusivos na versão Touring são o teto solar elétrico e o incrível sistema de som com 10 alto-falantes.
O kit multimídia do Honda Civic é bem posicionado com uma grande tela de 7 polegadas, com espalhamento para Android Auto e Aplle Car Play e GPS integrado, a saída USB e HDMI estão praticamente escondidas debaixo do console e equipa todas as versões, inclusive a de entrada que não trazia o equipamento. Somente o Honda Civic Touring traz carregamento para celulares por indução. E, nas versões topo de linha, o Honda Civic EXL e Touring 2021 receberam um novo botão no kit multimídia que possibilita operar o volume do som sem tocar na tela. O painel comum a todas as versões agrada, ele é separado em três partes por uma sobressaliência plástica com a parte central digital com mostrador de velocidade e hodômetro e algumas informações do computador de bordo, na esquerda mostrador da temperatura do motor e na direita o do nível de combustível.
Nos itens de segurança, o Honda Civic vem equipado com 6 airbags (dois laterais, dois de cortina e os dois frontais obrigatórios) em todas as versões, assim como a câmera de ré, mas somente nas versões topo de linha oferece o guia de visão. Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro só nas versões topo de linha Touring e EXL, e o traseiro passa a vir na versão EX do Honda Civic 2021. A Honda peca e muito nisto, já que todas as versões tem preço equivalente a seus concorrentes que trazem o equipamento e inclusive há muitos carros mais baratos que o oferecem. De resto, o básico para um carro deste segmento, equipa todas as versões, os cintos de segurança e apoios de cabeça para três passageiros, ganchos isofix, controle de estabilidade e assistente de partida em rampa. Fica devendo frenagem automática comum já em carros mais baratos e oferecido somente na versão Touring e o alerta de mudança de faixa não oferecido em nenhum versão.
O Honda Civic 2021 continua caro em comparação com seus concorrentes Toyota Corolla e Chevrolet Cruze que foram remodelados mais recentemente e são bem mais equipados. O que continua garantindo o relativo sucesso de vendas é a confiabilidade dos consumidores na montadora. Outra diferença é que o Honda Civic tem maior apelo esportivo enquanto Toyota Corolla, Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta primam mais pelo conforto, é questão de perfil e de aceitar um projeto ultrapassado e espartano, mas que te traga a confiança Honda.