Hyundai HB20 Sport Nova Geração

Versões HB20 Sport Nova Geração

HB20 Sport Nova Geração1.0 TGDI AT

Resumo

Versão de apelo esportivo do HB20, vem o motor 1.0 turbo e câmbio automático de 6 marchas, em equipamentos fica devendo bancos em couro e alguns itens de segurança ativa.

Resumo HB20 Sport Nova Geração:

Apesar de ser vendido como um modelo separado, o HB20 Sport 2020 é um HB20 Nova Geração, bem parecido com o hatch, inclusive usando o mesmo motor. Não espere dele um esportivo, o positivo é que nem no preço, ele chega com um valor bem próximo das demais versões intermediárias. O HB20 Sport 2020 traz novo motor com injeção direta, é bem equipado e tem design totalmente renovado, apesar de estar sendo bastante questionado. As opções neste segmento são mais ousadas em desempenho, apesar de terem o preço mais elevado, o novo Polo GTS 250 TSI e o Cruze Sport 6 entregam muito mais. Situado na mesma faixa de preço do HB20 Sport 2020, está o Renault R.S. 2.0, que também virou um modelo separado do Sandero este ano, e, apesar do projeto mais antigo, entrega desempenho de esportivo. Esta crítica ao HB20 Sport 2020 não ser um esportivo, não é exclusiva a ele, muitas montadoras estão comercializando hatchs, sedans e até SUVs com visual mais agressivo e desempenho modesto. O concorrente mais direto do novo HB20 Sport, considerando estes aspectos, é o Fiat Argo HGT, que apesar de ter melhor desempenho, também não dá para chamar de esportivo, além disto, o hatch italiano tem preço mais alto. Vejamos o que traz de novo o HB20 Sport 2020 e pode ser que ele conquiste o gosto do brasileiro, que parece estar priorizando o visual agressivo mais do que o desempenho.

O que menos impacta no HB20 Sport 2020 realmente é o design, muitas pessoas o têm comparado inclusive ao antiquíssimo Kadet. A dianteira do HB20 Sport 2020 ficou com uma caída muito mais acentuada que seu modelo anterior e que qualquer outro hatch, neste modelo em específico há um friso vermelho na parte inferior do para-choque. Os vincos do capô e os longos faróis dianteiros ainda se assemelham aos do HB20 2019, mas há uma enorme saída de ar, talvez maior do que o modelo tivesse que ter para seguir com o design que conquistou o mercado brasileiro quando foi lançado em 2012. Na lateral os vincos seguem sem grandes saliências e a coluna agora tem detalhe em preto, a diferença do HB20 Sport para os outros carros da linha são as rodas com detalhe vermelho no centro. Na traseira de caída reta o design também gera controvérsias, com alguns comentando que parece um X1 e outros que parece um carro velho. Diferente mesmo no HB20 Sport, os retrovisores e saias laterais em preto brilhante e o detalhe do friso vermelho do para-choque dianteiro, que também está presente no traseiro. Enfim, design é questão de gosto, mas o do Hyundai HB20 Sport 2020 está dando muito que falar.

O HB20 Sport 2020 vem com o mesmo motor 1.0 turbo de toda linha, que rende 120 cavalos, seu conjunto mecânico também utiliza o mesmo câmbio automático de seis marchas, nenhuma espécie de ajuste foi realizada no Sport e, com isto, ficou esportivo só no nome. A tração do HB20 Sport é dianteira.

Com o motor 1.0 turbo, o Hyundai HB20 Sport 2020 atinge velocidade máxima de 190 km/hora, e acelera de 0 a 100 km/hora em 10,7 segundos, números razoáveis para um hatch, mas convenhamos que não é o de um esportivo. Assim como o desempenho, os HB20 Sport 2020 tem consumo razoável e se não é esportivo poderia ao menos ser econômico, mas ficou no meio do caminho nos dois aspectos. Com gasolina o HB20 Sport, na estrada, roda 13,9 km/litro e na cidade percorre 12,2 km/litro, com etanol, o hatch roda 8,6 km/litro na cidade e 10,3 km/litro na cidade.

O HB20 2020 Sport tem boa posição para dirigir, o banco foi remodelado e ajuda bastante e tem as laterais sobressalientes como dos esportivos, além de vir com ajuste em profundidade e altura do volante. As pedaleiras e os bancos esportivos passam a sensação de um esportivo, mas não exija isto do motor, o HB20 Sport tem comportamento decente e é estável, mas se trata de um hatch compacto com bom nível de acabamento, nada mais que isto.

Internamente ele ficou um pouco maior que o HB20 2019, mas segue o padrão do segmento de hatchs compactos, viajam com relativo conforto quatro passageiros e o porta-malas comporta bem duas malas médias. O acabamento dos bancos e das laterais tem material com mais qualidade foram melhorados no HB20 Sport 2020 e ficou superior também aos de muitos de seus concorrentes, deixando ele um pouco acima da média quando falamos de conforto, mesmo se comparado com seus concorrentes de preço mais elevado. Os detalhes da manopla de câmbio e maçanetas pintadas em preto brilhante, além da costura em vermelho no volante que é forrado em couro dão aspecto de carro mais requintado.

A lista de equipamentos de conforto do HB20 Sport 2020 é bem ampla para sua faixa de preço. Conta com vidros, travas e retrovisores elétricos, chave presencial, partida por botão, sistema start/stop que desliga e liga o carro automaticamente quando não está usando o motor, ar- condicionado digital e direção elétrica progressiva.

Com mudanças muito profundas, o painel do novo HB20 Sport tem desenho mais sóbrio e ficou bastante interessante com a tela flutuante do kit multimídia de 8 polegadas que equipa todas as versões. Além disto, no painel do HB20 Sport, topo de linha, tem acabamento imitando fibra de carbono, o que dá um toque muito especial e deixa o visual do hatch bem bonito. Com o novo painel redesenhado, ele ficou com toda a parte direita digital com o velocímetro simulando analógico e na parte esquerda manteve o conta-giros analógico. O desenho e iluminação ficaram muito agradáveis e de fácil visualização, no HB20 Sport há muita presença do vermelho.

O HB20 Sport 2020 é completo em equipamentos, mas poderia ter cuidado um pouco mais nos itens de segurança, trouxe o básico para sua faixa de preço. Vem equipado com cintos de segurança de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes, controle de estabilidade e de tração, alerta de mudança de faixa, frenagem automática em emergências, ganchos Isofix e câmera de ré.

O Hyundai HB20 Sport 2020 segue o padrão do segmento de hatchs, e apesar de ser bem completo em equipamentos e ter o visual mais agressivo do que as outras versões do hatch, é um HB20 Nova Geração. Com baixo desempenho para ser chamado de esportivo, se você o comparar com a maioria de seus concorrentes, o HB20 Sport perde neste quesito, o único que tem números próximos é o Fiat Argo HGT, que é mais caro, mas levemente mais veloz. Esportivo de verdade na faixa de preço do HB20 Sport 2020 só o novo Renault R.S. 2.0, depois para ter um carro com tão bom desempenho há uma importante diferença de preço para o também recém-lançado Polo GTS 250 TSI. Enfim, o Hyundai HB20 Sport 2020, é um hatch para quem pode investir um pouco mais para comprar seu carro novo do que em versões de entrada, com boa relação custo-benefício e um visual interessante com preço razoável, mas se quiser pisar fundo você terá que ver carros de outras montadoras.

O consumo do Hyundai HB20 Sport é de 12,2 km/litro na cidade e 13,9 km/litro na estrada com gasolina. Com álcool o consumo é de 8,6 km/litro na cidade e 10,3 km/litro na estrada.

O Hyundai HB20 Sport tem 116 cavalos de potência máxima alcançando a velocidade máxima de 190 km/hora e acelerando de 0 a 100 km/hora em 10,7 segundos.

O Hyundai HB20 Sport é comercializado a partir de R$ 68.690,00, em sua versão única com motor 1.0 turbo, câmbio automático de seis marchas e detalhes esportivos no visual e no acabamento interno.