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Peugeot 3008

Versões 3008

3008

Allure

Resumo

Versão de entrada com motor 1.6 turbo e câmbio automático sequencial de 6 velocidades. Completa em equipamentos de conforto, conta com 6 airbags e controle de estabilidade

3008

Griffe Pack

Resumo

Mesmo acabamento da versão Allure com bancos em couro e teto solar panorâmico, acrescenta itens de segurança ativa.

Resumo 3008:

O Peugeot 3008 é o SUV médio da Peugeot. A montadora focou sua produção nestes carros, tendo um SUV compacto, o Peugeot 2008 e um maior que o 3008, mas ainda dentro do segmento de SUVs médios, o Peugeot 5008. O Peugeot 3008 chegou ao Brasil em 2017, e está na sua segunda geração em um mercado muito concorrido, ela compete diretamente com o líder do segmento, o Jeep Compass, mas não traz a possibilidade de tração 4x4. A Peugeot disponibiliza para a linha 2020, o Peugeot 3008 Allure e o Griffe em ambas as versões vêm com a mesma motorização e câmbio e são muito bem equipadas desde a versão básica.

Um dos pontos fortes da linha de SUVs da Peugeot é o design e com o Peugeot 3008 isto não é diferente, sua dianteira robusta e com um forte toque de modernidade tem uma grande grade com detalhes cromados. Os faróis dianteiros são divididos até a metade com uma espécie de triângulo que sai do gigantesco para-choque onde estão integrados os faróis de milha. Nas laterais, os vincos são muito suaves só tendo marcas mais fortes sobre os pneus novamente trazendo robustez ao design moderno. Na traseira os faróis são divididos em três partes e a tampa traseira tem detalhe em preto no Peugeot 3008 Griffe, o para-choque também robusto da traseira quebra este ar futurista que as lanternas dão ao carro. Design é algo muito subjetivo para se discutir, mas além da boa aerodinâmica é incontestável que o Peugeot 3008 reúne robustez e muito estilo.

O Peugeot 3008 vem com motor 1.6 turbo com injeção direta que entrega 166 cavalos de potência, câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. O motor é movido apenas à gasolina, indo na contramão das outras montadoras que sempre tem desenvolvido tecnologia Flex para seus carros comercializados no Brasil.

Com o motor turbo, o Peugeot 3008 entrega excelente desempenho em se tratando de um SUV médio, com ele o 3008 atinge a velocidade máxima de 206 km/hora e acelera de 0 a 100 km/hora em 8,9 segundos. Na cidade ele roda 9,4 km/litro, enquanto na estrada 9,6 km/litro, os números para a cidade o tornam um SUV verdadeiramente de uso misto cidade/estrada, já que a condução leve o torna um carro excelente para o perfil urbano, mas na estrada o consumo poderia ser melhor.

Com bom torque mesmo já em baixas rotações, o Peugeot 3008 tem bom arranque em ultrapassagens e retomadas. Com a direção elétrica que é muito bem ajustada, o 3008 fica muito leve na cidade e nem parece um SUV para dirigi-la na cidade, na verdade mais parece um hatch compacto e este bom ajuste ainda a ajuda a se manter firme na estrada em altas velocidades. O I-cockpit da Peugeot faz jus ao nome, o painel e a posição para acionamento dos comandos é todo voltado para o motorista, junta-se a isto a excelente posição ao dirigir, os bancos com extensores para pernas e massageadores e um volante digno de esportivo com uma boa empunhadura, tornam a experiência de dirigir o 3008, assim como os outros SUVs da Peugeot, algo acima da média de outros carros.

Com bancos com desenho que privilegia a ergonomia, espaço para cinco passageiros viajarem com relativo conforto, espaço de sobra para cabeças e pernas e todo o material em couro mesclado com plástico macio fazem do Peugeot 3008 uma excelência em conforto interno quando falamos de SUVs médios. Para estes cinco passageiros dá para todo mundo levar a mala com tranquilidade, o porta-malas tem 520 litros, comparável ao de sedãs de porte médio e grande.

Bem equipado, o Peugeot 3008 tem pouquíssima variação na oferta de equipamentos que não estejam relacionadas com o kit multimídia e a segurança, ou seja, na versão Griffe o que você vai ter mais mesmo é isto, um pouco mais de tecnologia e segurança. Em equipamentos mesmo, só os faróis full LED e os retrovisores com rebatimento elétrico de resto, o Peugeot 3008 Griffe tem os mesmos equipamentos do Allure. Mas a oferta de equipamentos não é pequena não, o Peugeot 3008 vem equipado com bancos em couro, ar-condicionado automático de duas zonas, acesso mãos livres, teto solar panorâmico automático, console central refrigerado, acendimento automático dos faróis, freio elétrico, sensor de chuva, piloto automático e seletor de marchas automático, entre outros itens básicos para um carro deste porte como os vidros, travas e retrovisores elétricos.

O painel é todo digital com uma tela de 12,3 polegadas de alta resolução; tem três possibilidades de configuração, sendo a principal com um velocímetro e conta-giros simulando analógicos e no centro as informações do computador de bordo. O kit multimídia tem a tela flutuante característica dos modelos atuais da Peugeot, esta tela tem 8 polegadas e é sensível ao toque, tem espelhamento para celulares, mas o GPS não é integrado uma falha nos multimídias da Peugeot. Todas as telas e botões em torno do painel estão voltadas para o motorista e as linhas são marcadas por fortes vincos tornando o console quase retangular, o material é todo de plástico de toque macio com detalhes cromados, são um dos pontos fortes do novo I-cockpit da Peugeot.

Ambas as versões do Peugeot 3008 tem um pacote razoável de segurança contando com controle de estabilidade e tração, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), freios ABS com EDB, câmera de 180 graus, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. A diferença de preço para o Peugeot 3008 Griffe é justificada nos itens de segurança, que vai muito além destes que equipam as duas versões. O topo de linha traz controle com correção e alerta de mudança de faixa, farol alto automático que ativa em estradas escuras, alertas de tráfego lateral, de ponto cego, de pedestres e de fadiga, alerta de colisão frontal com acionamento de frenagem automática e leitor de placas de indicação de velocidade.

Se a sua opção for por um verdadeiro off-road, sua escolha não será o Peugeot 3008, na verdade seu próximo vai ter que ser de outra montadora, a Peugeot está focada na produção de SUV de uso misto cidade/estrada mas sem apelo para direção off-road e talvez isto te faça optar pela líder do mercado, a Jeep Compass ou seus concorrentes com tração 4X4 Toyota RAV4, que tem motor híbrido, o Volkswagen Tiguan, o Chevrolet Equinox e o Honda CR-V, mas você vai ter que desembolsar um pouco mais. Nesta mesma faixa de preço também dá para levar um senda médio topo de linha, como Toyota Corolla, Honda Civic ou Volkswagen Jetta, estes sim, bem equipados como o 3008, mas sem a beleza do SUV da Peugeot. Agora se você busca um SUV de uso misto muito mais completo, moderno e com melhor dirigibilidade que seus concorrentes da mesma faixa preço, o Peugeot 3008 com a nova versão Allure que deixou o carro ainda mais barato, pode ser uma excelente escolha.

Perguntas Frequentes (FAQ)

O consumo do Peugeot 3008 é de 9,4 km/litro na cidade e 12,6 km/litro na estrada com gasolina, o SUV médio da montadora francesa não traz opção de motor flex.

O Peugeot 3008 Griffe 2020 tem 166 cavalos de potência máxima, alcançando a velocidade máxima de 206 km/hora e acelerando de 0 a 100 km/hora em 8,9 segundos.

O Peugeot 3008 tem preços a partir de R$159.900,00 na versão de entrada, Allure, chegando até R$ 179.900,00 na versão topo de linha, o Peugeot 3008 Griffe.