Renault Duster Oroch 2022

Versões Duster Oroch 2022

Duster Oroch 2022Dynamique 1.6 MT

Resumo

Versão com motor 1.6 e câmbio manual de 5 marchas, traz volante em couro, multimídia e outros equipamentos de conforto.

Duster Oroch 2022Dynamique 2.0 MT

Resumo

Versão com motor 2.0 e câmbio manual de 5 marchas, traz volante em couro, multimídia e outros equipamentos de conforto.

Resumo Duster Oroch 2022:

O Renault Duster Oroch é uma picape compacta de cabine dupla baseada, como o nome indica, no chassi do Renault Duster. Lançado em 2016, o Renault Duster Oroch foi pioneiro no segmento de picapes maiores do que as compactas, como, por exemplo, Fiat Strada e Volkswagen Saveiro, mas um pouco abaixo das médias, como, por exemplo, Toyota Hilux ou Ford Ranger. Nunca tendo sido um sucesso, como seu principal concorrente, o Fiat Toro, que apesar de ter chegado depois tomou conta do mercado, vendendo mais que a maioria das picapes médias e compactas e que o próprio Renault Duster Oroch. O leque de versões do Renault Duster Oroch 2022 foi reduzido, a picape vem diminuindo as opções a cada ano, e agora resta apenas o Renault Duster Oroch Dynamique, com motor 1.6 ou 2.0 e câmbio manual. A montadora deve lançar o modelo baseado no Novo Duster no ano que vem. Este fator com a redução de versões, aumentam os rumores de que este pode ser o último ano da picape no mercado brasileiro.

Exceto à traseira, onde está o compartimento de cargas aberto, típico das picapes, o design do Renault Duster Oroch 2022 é o mesmo do SUV que lhe empresta a plataforma. Nesse sentido, as mesmas avaliações podem ser aplicadas, um aspecto funcional e rústico, que nunca conseguiu agradar o consumidor brasileiro e que fez com que tanto a picape quanto o SUV nunca fossem um sucesso de vendas no Brasil. Apesar de o design não agradar muitos consumidores no Brasil e já ser um projeto antigo e ultrapassado, isto é uma questão de gosto e o Renault Duster Oroch 2022 tem aspecto robusto de picape que enfrenta terrenos pesados. No nosso país fica devendo uma versão com tração integral para este aspecto ir além do visual, isto é oferecido em outros mercados da América Latina, como a Argentina, por exemplo, onde o Renault Duster Oroch faz muito mais sucesso do que por aqui.

Com o motor 1.6 de 16 válvulas que entrega 115 cavalos, o Duster Oroch Dynamique 2022 vem sempre com o câmbio manual de cinco marchas. O motor 2.0 tem potência máxima de 148 cavalos. Este motor é o mesmo que já equipava o Renault Clio RT em 2001, com alguns ajustes, mas basicamente é o mesmo, tem a desvantagem de ser um projeto antigo, mas com custo de manutenção e reposição de peças baixos, além de ser muito confiável. A tração do Renault Duster Oroch 2022 continua sendo dianteira.

Apesar de um motor grande e com potência razoável, o projeto antigo e o peso do Renault Duster Oroch 2022 fazem o desempenho ser apenas regular, inclusive um pouco abaixo da média das picapes médias. Com o motor 1,6, a picape acelera de 0 a 100 km/hora em 12,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 161 km/hora. Um desempenho tímido faz com que o consumidor pense que ao comprar um carro com esta característica ele tenha números excelentes em consumo, mas no Renault Duster Oroch, infelizmente isto não acontece. Se o desempenho é apenas razoável, o consumo não chega nem a isto, com o motor 1.6 o Renault Duster Oroch 2022 roda com etanol 7,6 km/litro na cidade e 7,7 km/litro na estrada, com gasolina estes números são de 11,1 e 11,2 km/litro. Com o motor 2.0, o Renault Duster Oroch 2022 acelera de 0 a 100 km/hora em 9,7 segundos alcançando a velocidade máxima de 187 km/hora. No desempenho, os números são bem próximos da versão 1.6.

Ao adaptar o chassi do Duster a essa configuração de picape, a Renault optou por aumentar a distância entre-eixos, mudar a suspensão que na picape é independente e elevar o perfil do pneu. Tudo isso melhora a eficiência do Renault Duster Oroch 2022 e resulta em um rodar confortável na cidade, o que permite passar pelos obstáculos usuais de nossas ruas esburacadas sem inconvenientes. Na estrada, você pode sentir um pouco de instabilidade acima dos 120 km/hora, o Duster Oroch não tem controle de estabilidade nem de tração. A posição ao dirigir é boa, com bancos com ergonomia bem ajustada, mas o Renault Duster Oroch 2022 fica devendo a regulagem do volante em profundidade, algo praticamente inaceitável no atual mercado de carros novos, já que o preço da picape não é o de um carro popular.

A cabine e o console também são os mesmos do Renault Duster, portanto reproduzem as mesmas características, design simplista, mas materiais de boa qualidade. No Renault Duster Oroch 2022, o trunfo é o espaço interno. Os bancos traseiros são um pouco menores do que os do SUV, pois a adaptação do design deu maior prioridade à capacidade da caixa de carga, e faz com que a picape tenha um amplo espaço para as pernas. O compartimento de carga com capacidade de 683 litros oferece todas as funções necessárias para um veículo de trabalho: ganchos, tampa à prova d'água, proteção do vidro traseiro e trava.

Com uma única opção de acabamento, a lista de equipamentos do Renault Duster Oroch 2022 poderia ser mais completa. A picape vem com travas, retrovisores e vidros elétricos, ar-condicionado, computador de bordo, volante em couro e chave com botão para fechamento das portas, além de itens básicos de conforto, novamente pouquíssimo para o preço do Duster Oroch.

Dividido em três partes, o painel do Renault Duster Oroch é o mesmo do SUV que lhe empresta a plataforma e vem com velocímetro, conta-giros e display digital para as informações do computador de bordo. O sistema multimídia vem com uma tela sensível ao toque de sete polegadas e GPS integrado, este item foi melhorado para a linha 2020 do Renault Duster Oroch e continua sendo o mesmo equipamento.

Em segurança, o Renault Duster Oroch é uma demonstração de austeridade que oferece o mínimo necessário: duplo airbag, freios ABS, faróis de neblina dianteiros, ganchos isofix, câmera de ré e sensor traseiro de estacionamento. O Renault Duster Oroch não traz sequer controle de estabilidade e tração e os quatro airbags que todos os carros da montadora, inclusive o Renault Kwid tem.

Com a mesma premissa do Renault Duster, o objetivo do Duster Oroch é ser um carro barato para seu segmento, mas, se você comparar com as picapes pequenas que têm o mesmo preço, a picape da Renault tem desempenho, consumo e oferta de equipamentos bastante escassos. O Renault Duster Oroch 2022 acaba por ser um veículo ideal para quem quer comprar uma picape com bom espaço interno, capacidade de carga, mecânica confiável, baixo custo de manutenção e bom preço, sendo uma excelente opção para trabalho com maior capacidade de carga e para passageiros do que as picapes compactas. Quando fazemos o comparativo em itens como design, equipamentos e segurança o Renault Duster Oroch é muito inferior aos seus concorrentes, especialmente o Fiat Toro, muito mais moderno, mas com o preço mais elevado.