Renault Stepway 2022

Versões Stepway 2022

Stepway 2022Zen 1.6

Resumo

Versão de entrada com motor 1.6 e câmbio manual, traz de série ar-condicionado, direção elétrica, rodas aro 16, lanternas em LED e quatro airbags.

Stepway 2022Iconic CVT 1.6

Resumo

Versão topo de linha com motor 1.6 e câmbio CVT, acresce bancos em couro, ar automático, câmera de ré com sensor e controle de estabilidade e tração.

Resumo Stepway 2022:

O Renault Stepway 2022 ganhou vida própria, a versão aventureira do Renault Sandero passa a ser comercializada como um modelo separado na linha 2021. Apesar disto, não se equivoque, eles são o mesmo carro com pequenas diferenças no visual e nos equipamentos. Atualmente o Renault Stepway está baseado na segunda geração do hatch e em breve teremos o Novo Stepway, que planeja realmente transformar o aventureiro em um modelo com vida própria. Lançado originalmente em 2008, desde então foi fazendo o seu próprio caminho e obteve mais sucesso que o hatch e talvez seja este o motivo para a montadora separá-lo como um modelo e não como uma versão, mas até agora suas atualizações foram as mesmas do Renault Sandero. O Renault Stepway é caracterizado pela altura consideravelmente maior do que a do hatch em suas versões-padrão, o que lhe garante melhor desempenho em estradas de terra ou cascalho. Além disso, alguns detalhes lhe dão um ar mais aventureiro, seguindo o padrão de seu principal concorrente, o Fiat Argo Treeking. Para a linha 2022, o Renault Stepway chega com três níveis de acabamento, duas opções de câmbio, mas sempre com o confiável motor 1.6, velho conhecido no mercado brasileiro. A versão de entrada, o Stepway Zen 1.6, vem com o câmbio manual, na intermediária e na topo de linha, Iconic, o câmbio é o CVT, o que muda entre as duas são detalhes externos e alguns equipamentos, além do preço e do câmbio.

Apesar de o Renault Stepway basicamente ser um Sandero, quando falamos de design há vários detalhes que deixam o carro com seu visual aventureiro e também melhor acabado. Na parte inferior do para-choque dianteiro o Renault Stepway tem aplique em cinza que além de deixar o visual mais robusto, também ajuda a não raspar a dianteira em terrenos um pouco mais difíceis. A lateral é mais parecida com a do Sandero, o que muda são as molduras em plástico preto, passando por toda a parte inferior das portas e sobre as rodas, além disto, a marca Stepway na porta dianteira. Atrás, a maior novidade no design do Renault Stepway 2022, as lanternas agora são em LED e bipartida, com parte da peça entrando na tampa do porta-malas. O para-choque traseiro tem detalhe em preto e o acabamento inferior em prata, os faróis de neblina ficam dentro de molduras muito bem desenhadas com plástico em formato colmeia.

Com o motor 1.6, o Sandero Stepway atinge a potência máxima de 118 cavalos, a tração é sempre dianteira, mas o câmbio pode ser o manual de cinco marchas ou o automático CVT que simula seis marchas.

O Renault Stepway 2022 não chega a ser nenhum esportivo, mas o desempenho é bastante razoável, o hatch aventureiro acelera de 0 a 100 km/hora em 11 segundos com o câmbio CVT, número que melhora para 9,8 segundos na versão de entrada equipada com a transmissão manual. Já a velocidade máxima é de 185 km/hora. No consumo os números poderiam ser um pouco melhores, ele roda 8,6 km/litro na cidade e 9,2 km/litro na estrada quando abastecido com etanol. Quando o combustível é a gasolina, o Renault Stepway percorre 12,8 km/litro na cidade e 13,4 km/litro na estrada.

Por se tratar de um aventureiro o Renault Stepway é muito baixo, na versão de entrada com cambio manual ele tem 18,5 centímetros e quando equipado com o CVT tem apenas 14,5, isto prejudica a direção para a principal função que o carro foi desenhado. Para você comparar, seu principal concorrente, o Fiat Argo Treeking tem 21 centímetros de vão livre, é muita diferença. Com o vão livre tão baixo, nos caminhos um pouco mais difíceis o Renault Stepway raspa a parte de baixo da carroceria com muita frequência. Para dirigir não é uma excelência, mas o Renault Stepway é bem ajustado, o novo volante, além de bonito tem melhor empunhadura, faltou para alcançar uma melhor posição a regulagem de profundidade, que não é oferecida nem nas versões topo de linha.

O que falta no vão livre do Renault Stepway, o aventureiro tem no entre-eixos, que é o maior da categoria de hatchs aventureiros e inclusive que muitos SUVs compactos, como, por exemplo, o Jeep Renegade. Isto deixa o Stepway 2022 com muito espaço interno e bastante confortável, viajam com relativo conforto até cinco passageiros, o que não acontece em nenhum outro aventureiro, ponto para a Renault.

Quanto aos equipamentos o Renault Stepway 2022 segue o padrão do hatch da família com pequenos adicionais. Na versão básica, o Stepway Zen 1.6, vem com travas e vidros dianteiros elétricos, chave- canivete, ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, faróis de neblina, alarme, rádio e as rodas são de 16 polegadas. O Stepway Iconic, traz ar-condicionado automático, vidros traseiros e retrovisores elétricos e piloto automático e as rodas são de liga leve. Além de adicionar entre seus equipamentos de série bancos em couro e sensores de chuva e crepuscular.

Na versão de entrada, o Renault Stepway 2022 vem apenas com rádio que inclui mp3 player, entrada USB e bluetooth. Um sistema multimídia com uma tela sensível ao toque, mas que não oferece muitas funções adicionais está presente a partir do Stepway Intense. O painel do Stepway 2022 possui um velocímetro analógico central, conta-giros e um display digital com informações no computador de bordo, bastante simplista, mas dentro do padrão do segmento e de carros da mesma faixa de preço.

Na segurança, o Stepway 2022 traz os equipamentos dentro do padrão, com quatro airbags, freios ABS e ganchos Isofix em todas as versões. A partir da versão intermediária, o Stepway Intense, tem controle de estabilidade e tração, assistente de saída em rampas, câmera de ré e sensor traseiro de estacionamento. Esta lista não impressiona, mas se você comparar com carros da mesma faixa de preço, o Renault Stepway 2022 vem com os mesmos equipamentos de segurança.

O Renault Stepway 2022 continua sendo um carro com boa relação custo-benefício, alguns detalhes estéticos e um conjunto de suspensões que ajuda a passar por terrenos um pouco mais difíceis que o asfalto, mas não se trata de um off-road. Fora isto, essencialmente é um Renault Sandero. Isso lhe dá as mesmas virtudes e deficiências que o hatch tem. Entre os primeiros, vale destacar o espaço interior. Por outro lado, deve-se notar a falta de equipamentos de conforto. O Renault Stepway 2022 é uma opção acessível, mas limitada em equipamentos e acabamento, com uma pequena vantagem se você o comparar com seus concorrentes, seu preço é bastante atraente e pode ser decisivo na hora de comprar seu aventureiro.