Ganhe R$500,00 em RappiCréditos ao comprar um carro na Karvi com a logo da Rappi!

Toyota Etios Sedã 2021

Versões Etios Sedã 2021

Etios Sedã 2021

X Man 1.5L

Resumo

Versão de entrada com motor 1.3 e câmbio manual de seis marchas. Traz o básico em equipamentos com ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos.

Etios Sedã 2021

X Aut 1.5L

Resumo

Versão de entrada com motor 1.5 e câmbio automático de quatro marchas. A lista de equipamentos de conforto e segurança é a mesma da versão X Manual 1.5L.

Etios Sedã 2021

X Plus Man 1.5L

Resumo

Versão de topo de linha com motor 1.5 e câmbio manual de seis marchas, tem controle do rádio no volante, vidros elétricos em todas as portas e kit multimídia.

Etios Sedã 2021

X Plus Aut 1.5L

Resumo

Versão de topo de linha com motor 1.5 e câmbio automático de 4 marchas, tem controle do rádio no volante, vidros elétricos em todas as portas e kit multimídia.

Resumo Etios Sedã 2021:

Lançado em 2013, o Toyota Etios Sedan é um modelo compacto derivado do Etios Hatch. E é o primeiro carro deste segmento que a Toyota fabrica no Brasil. Em um tempo relativamente curto, evoluiu rapidamente em design e desempenho, com atualizações em anos consecutivos: 2015, 2016, 2017 e 2018, atual modelo comercializado como Toyota Etios Sedan 2021. Mas nunca conseguiu atingir um grande sucesso em vendas. Faz parte do segmento mais competitivo do mercado Brasileiro, onde também existem o Ford Ka Sedan, o Chevrolet Onix Plus, o Hyundai HB20S, o Fiat Cronos, e o Volkswagen Virtus, entre outros pesos "pesados" verdadeiros que compartilham as melhores posições do ranking anual de emplacamentos. O leque de opções do sedan para 2021 que está disponível para o mercado brasileiro é o Toyota Etios Sedan X 1.5 AT e MT e o Etios Sedan X Plus 1.5 AT e MT.

É difícil imaginar alguém comprando um Etios Sedan por seu design. Na melhor das hipóteses, as linhas são convencionais, um tanto complicadas e pouco proporcionais. Mas o Toyota Etios Sedan não é de todo um carro desagradável, mas é claro que a estética nunca foi o objetivo central de seus desenvolvedores. Como às vezes acontece com esse tipo de carroceria, a versão sedan fica um pouco mais prejudicada: ao adicionar o porta-malas, entraram mais aspectos que prejudicam a harmonia do todo. Deve-se reconhecer, no entanto, que em atualizações sucessivas, a Toyota investiu esforços para melhorar esse aspecto tanto no Etios Hatch, quanto no sedan.

Ao longo de sua trajetória, o Toyota Etios Sedan sempre teve os mesmos motores, apenas em 2016 experimentou um aumento de potência com a incorporação da distribuição variável dupla. Tanto Etios Sedan X e quanto X Plus são equipados com o mesmo motor 1.5 de 107 cavalos, em ambas as versões pode vir com câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro. A tração é dianteira em todas as versões.

Com o motor 1.5 em conjunto com uma carroceria leve o Etios Sedan acelera de 0 a 100 km/hora em 12 segundos. É um indicador de agilidade e boa reação, com o Toyota Etios alcançando uma velocidade máxima de 186 km/hora ajudado pela aerodinâmica da traseira que não ajuda no visual, mas ajuda no desempenho e também no consumo. O consumo médio de combustível do Toyota Etios Sedan 2021 na cidade é de 8,4 km/litro com etanol e 12,2 km/litro com gasolina, já na estrada, respectivamente com etanol e gasolina, o sedan faz 10,4 e 14,9 km/litro, bastante econômico pelo desempenho que entrega.

Como outras apostas da Toyota, o Toyota Etios tem uma configuração versátil: é um carro com desempenho adequado na cidade e na estrada. Isso começa com o motor, cuja agilidade permite boas reações em qualquer circunstância. Na cidade, é favorecido por uma altura e suspensões suaves que amortecem bem os buracos de nossas ruas. O diâmetro de torção do volante é muito pequeno, o que facilita as manobras. A direção do Etios Sedan é suave e precisa, com a ressalva de que o volante "não volta sozinho" e deve ser girado ao sair da curva. Na estrada, um bom equilíbrio e se destaca em curvas exigentes. O novo controle de estabilidade incorporado como padrão é uma vantagem real nesse sentido.

Um dos pontos fortes do Toyota Etios é o seu espaço interno em relação aos seus concorrentes. Para ser um sedan compacto, tem muito espaço, especialmente nos bancos traseiros. A posição de direção é boa, com ajuste de altura para o volante, mas a Toyota fica devendo a regulagem em profundidade, que não está disponível, nem no Toyota Etios Sedan X Plus 1.5 AT, a versão topo de linha do sedan.

De acordo com o perfil de carro econômico e barato do Toyota Etios, os equipamentos de conforto não oferecem muito que comemorar. O Etios Sedan X traz apenas o básico: vidros elétricos, ar condicionado, travamento central das portas, exibição de várias informações no painel (ele não se torna um computador de bordo) e abertura interna do tanque de combustível. Para comprar o carro um pouco mais equipado tem que subir para a versão topo de linha, o Etios Sedan X Plus, traz controles no volante e controle de velocidade de cruzeiro. Na verdade, o Toyota Etios é um exemplo de austeridade.

O sedan quebra o padrão com uma tela digital que era muito controversa localizada no meio do painel, mas que sofreu melhoras e ficou com um visual bem agradável com todas as informações em alta resolução. Ou seja, para observar quaisquer dados de direção, o motorista deve colocar a visão levemente para o lado. Como o Toyota Etios também é comercializado em países que dirigem à esquerda (especialmente na Índia), a mesma matriz pode ser usada com o volante localizado alternadamente à esquerda ou à direita, sem praticamente “tocar” a parte do mostrador. Fora desta ressalva do lugar que está posicionado, o quadro é realmente muito legível e completo em termos das informações oferecidas e não deve nada se você comparar o Toyota Etios Sedan com concorrentes de preço similar. O kit multimídia ficou maior e passa a ser de série em todas as versões do Toyota Etios 2021, contando com espelhamento para celulares e GPS integrado.

Até recentemente, o Toyota Etios vinha sem controle de estabilidade. Na atualização de 2017, esse importante recurso de segurança foi incorporado em todas as versões. A marca antecipou os regulamentos que em breve estabelecerão sua obrigação e hoje todos os seus modelos a oferecem como padrão. Reconhecemos e aplaudimos. Além disso, o Etios possui o básico e obrigatório para o mercado brasileiro, ou seja, freios ABS, EBD, airbags dianteiros para motorista e passageiro e cintos de três pontos para todos passageiros. É pouco, claro, mas talvez esperado para um carro de baixo custo. Deve-se dizer que, a esse respeito, quase não há distinções entre o Etios Sedan X e o Etios Sedan XL. A carroceria do Toyota Etios foi bem pontuada na maioria dos testes de acidentes e, em geral, o carro é bastante seguro em se tratando de um sedan popular.

Sendo um modelo de clara vocação para o mercado popular, o Toyota Etios Sedan 2021 basicamente compete por seu preço acessível. Agora, está longe de ser o único mercado de carros este perfil: O que lhe dá esse extra que o torna o mantém superior? Um desempenho mecânico incrível e conforto interior para um carro com perfil econômico, o Toyota Etios Sedan 2021 ainda se mantém com uma excelente relação custo-benefício.