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Toyota Yaris Sedã

Versões Yaris Sedã

Yaris Sedã

XL Live Aut 1.5L

Resumo

Versão de entrada com motor 1.5 e câmbio CVT com sete marchas. Em equipamentos, traz computador de bordo, ar, vidros e travas elétricos e comando do rádio no volante.

Yaris Sedã

XL Live Man 1.5L

Resumo

Versão de entrada com motor 1.5 e câmbio manual de 6 marchas. Em equipamentos, traz computador de bordo, ar, vidros e travas elétricos e comando do rádio no volante.

Yaris Sedã

XL Plus Connect 1.5L

Resumo

Versão intermediária com o mesmo conjunto mecâncio da XL Automática, mas acrescenta kit multimída e alguns itens de conforto e segurança ativa.

Yaris Sedã

XS Connect 1.5L

Resumo

Versão intermediária com o mesmo conjunto mecâncio da XS Plus, mas acrescenta alguns itens de conforto e segurança ativa.

Yaris Sedã

XLS Connect 1.5L

Resumo

Versão topo de linha com a mesma mecânica das demais versões 1.5, em equipamentos tem muitos itens de conforto a mais, como ar digital, partida por botão, entre outros.

Resumo Yaris Sedã:

O Toyota Yaris Sedan compartilha o segmento de sedans compactos da Toyota com o Toyota Etios Sedan, mas está um pouco acima em termos de equipamento e conforto, ficando entre ele e o Corolla. Com concorrentes diretos como Fiat Cronos e o VW Virtus, entre muitos outros, o Toyota Yaris Sedan não vende muito, mas isto não significa que não seja um excelente carro. Disponível em quatro versões, o Toyota Yaris Sedan XL Live, Toyota Yaris Sedan XL Plus Connect, Toyota Yaris Sedan XS Connect e o Toyota Yaris Sedan XLS Connect, é oferecido com uma única opção de motor e duas de câmbio.

O design do Toyota Yaris Sedan é de um carro compacto e moderno; é um grande sucesso no visual não apenas em comparação com os Yaris anteriores, mas também com o Toyota Etios. Os contornos seguem os padrões gerais do sedan médio da montadora, com linhas que o aproximam do Toyota Corolla. Esta versão sedan - algo que muitas vezes acontece - tem visual mais sério e imponente, em comparação com o Toyota Yaris Hatch. De qualquer forma, o porta-malas é integrado de maneira muito harmoniosa ao restante das linhas. A personalidade do Toyota Yaris Sedan está nos detalhes: na dianteira ele é reconhecido pela sua nova grande grade dianteira, enquanto a traseira se beneficia de uma remodelação completa do conjunto ótico, agora com faróis mais afilados e mais modernos. O design do Toyota Yaris o faz distanciar-se do conceito de baixo custo do Etios e o deixa com o ar mais estilizado que caracterizam o novo Toyota Corolla 2020 e o sedan premium da montadora, o Toyota Camry.

O motor do Toyota Yaris Sedan é um flex 1.5 com 16 válvulas e distribuição variável. É o mesmo que equipou os Yaris tailandeses, e muito semelhante ao de Toyota Etios, apenas que a potência de 110 cavalos é um pouco maior. Apesar de não ser um motor novo, é defendido por sua confiabilidade comprovada e excelente. O Toyota Yaris Sedan XL Live é o único que tem a opção de vir equipado com câmbio manual de 6 velocidades ou o CVT automático, todas as outras versões estão disponíveis apenas com o CVT automático. A tração é dianteira.

A aceleração de 0 a 100 km/hora do Toyota Yaris Sedan é alcançada em cerca de 11,7 segundos. É um valor um tanto modesto, que é explicado mais pela caixa CVT do que pelo motor. A versão com câmbio manual permite melhorar um pouco esse número. O Yaris XL Live 1.5 MT atinge a velocidade máxima de 187 km/hora. O consumo é bastante interessante para um carro que fica neste segmento entre sedans compactos e sedans médios, tendo o consumo mais próximo dos compactos apesar de ser um carro superior, o Yaris Sedan roda na cidade 9,0 km/litro com etanol e 13,0 km/litro com gasolina, enquanto na estrada o hatch faz 9,6 km/litro quando está abastecido com etanol e este número salta para bons 14,5 km/litro com gasolina.

Como qualquer carro orientado para o uso diário, o conforto do Yaris Sedan se adapta perfeitamente à cidade, graças a um sistema de suspensão bem ajustado e uma direção suave que prioriza as constantes manobras e trocas de marchas na cidade. Na estrada o comportamento é estável e faz as curvas com boa resposta e adesão, graças ao controle de tração e estabilidade. Mas é também na estrada que alguns aspectos são um pouco limitados: pouca agilidade que oferece o câmbio CVT automático se soma a um motor barulhento e a direção um pouco pesada para o Toyota Yaris. Nesse sentido, a versão com câmbio manual é mais recomendada, mas é bastante básica. De qualquer maneira, em geral, o mesmo mantra é repetido em muitos carros similares: tudo será melhor na cidade e na estrada sempre vemos algumas falhas. Pelo uso que a maioria dos compradores vai dar a seus carros, acaba cumprindo bem seu papel.

No interior, o grande painel do Toyota Yaris é caracterizado por linhas mais suaves mas, sem dúvida, muito mais modernas do que as do Yaris tailandês. Materiais e acabamentos são de qualidade de bom nível, nada excepcional, mas tampouco desagradam. A posição ao dirigir do Yaris Sedan é melhorada pelo banco muito confortável que pode ser ajustado em altura, além do deslocamento longitudinal padrão e inclinação do encosto. A limitação vem da direção: que pode ser ajustada em altura, mas não em profundidade. Os bancos traseiros têm espaço suficiente para as pernas, o que também o beneficia é o piso completamente plano. A cabeça, no caso de pessoas (não tão altas), pode tocar o teto, deixando menos confortável. A capacidade do porta-malas nesta versão sedan do Toyota Yaris é muito generosa, ele tem capacidade de 473 litros.

O Toyota Yaris XL Live 1.5 MT é bastante básico: possui apenas algumas comodidades bem comuns, como abertura interna do tanque de combustível, controles do volante e computador de bordo. Já o Yaris XLS Connect 1.5 CVT, no outro extremo das versões, sendo a topo de linha, oferece mais coisas sem alcançar o luxo, contando com ar-condicionado digital, controle de cruzeiro, câmera de estacionamento e vidros elétricos one-touch nas quatro janelas.

O painel do Toyota Yaris possui um velocímetro analógico central com bom tamanho e muito fácil de ler. Igualmente analógico, o tacômetro é um pouco menor. Todas outras informações estão disponíveis em um display digital muito completo, localizado à direita do painel. Nas versões mais equipadas, a partir do Yaris XS Connect, o sistema multimídia inclui uma tela sensível ao toque de 7 polegadas e a conectividade inclui portas USB e Bluetooth e é compatível com o Apple CarPlay ou o Android Auto e tem lojas de aplicativos e wi-fi integrado que possibilita captar dados do sinal 4G do telefone celular.

Salvo airbags laterais, de cortina e joelhos e faróis de neblina, disponíveis somente no Yaris XLS Connect, versão topo de linha, outros recursos de segurança estão disponíveis em todas versões. Isso inclui freios ABS com EBD, airbags dianteiros, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em subidas, faróis de neblina traseiros, barras de proteção lateral e ganchos isofix. Mais uma vez, a Toyota dá o exemplo, economizando o mínimo possível no aspecto de segurança e trazendo mesmo no Toyota Yaris XL Live, a versão básica do sedan itens que deixam o carro bastante seguro.

A essência do Toyota Yaris é a de um moderno sedan de gama média, voltado para aqueles que aspiram a algo mais do que um sedan com baixo custo, como o Renault Logan, o Chevrolet Onix Plus ou o Ford Ka Sedan, mas que não precisa de nada grande ou muito luxuoso. Neste sentido o Yaris Sedan oferta um plus muito interessante em termos de design exterior e eficiência do motor, com um desempenho competente, mas não impressionante, o mesmo acontece no conforto e na oferta de equipamentos. Outros aspectos, como o desempenho dinâmico do motor, barulhento, mas por outro lado muito confiável e a bem ajustada caixa de câmbio CVT.

Perguntas Frequentes (FAQ)

O consumo do Toyota Sedã é de 13 km/litro na cidade e 14,5 km/litro na estrada com gasolina. Com álcool, o consumo é de 9 km/litro na cidade e 9,6 km/litro na estrada.

O Toyota Yaris Sedã tem 110 cavalos de potência máxima alcançando a velocidade máxima de 187 km/hora e acelerando de 0 a 100 km/hora em 11,7 segundos.

O Toyota Yaris Sedã é comercializado a partir de R$ 68.900,00 em sua versão de entrada, o Yaris Sedã 1.5 X Live AT, até R$ 89.800,00, na versão topo de linha, o Yaris Sedã XLS Connect 1.5 AT.