Volkswagen Up! 2021

Versões Up! 2021

Up! 20211.0L Xtreme 170 TSI

Resumo

Versão única com motor 1.0 turbo com câmbio manual de 5 marchas, ar-condicionado, direção elétrica e controle de tração.

Resumo Up! 2021:

O Volkswagen Up!, subcompacto da montadora alemã, começou a ser fabricado em 2011 na Eslováquia e aqui no Brasil em 2014. Destaca-se de seus rivais como o Renault Kwid ou o Fiat Mobi por sua excelente qualidade de acabamento e seu design marcante; parece um modelo de segmentos mais caros. Mas, seu preço realmente é bem superior ao de seus concorrentes subcompactos. Outro público que a montadora almeja com o Volkswagen Up! 2021 são os consumidores que querem uma boa mecânica, motor turbo, mas não se importam tanto com equipamentos. Apesar do Volkswagen Up! ser menos equipado que outros hatches da mesma faixa de preço, ele é um dos poucos a oferecer motor turbo em sua faixa de preço. Na linha 2021, o Volkswagen Up! teve sua gama de versões extremamente reduzida e passa a ser oferecido em versão única, o Volkswagen Up! 2021 Xtreme 170 TSI. O Volkswagen Up! continua com seu perfil de hatch descontraído, moderno e adaptado para a cidade.

A estética é o ponto forte do Volkswagen Up! e o hatch se mantém bem atualizado, apesar do seu projeto ser mais antigo que o de seus concorrentes. Alguns sentem saudades por lembrar ao clássico Fusca. Sem ser exótico, o Volkswagen Up! Xtreme rouba olhares com suas rodas esportivas de 15 polegadas de dupla tonalidade, linhas contrastantes com o preto e uma entrada de ar diferenciada na frente. Os modelos praticamente não sofrem variações em suas diferentes versões ou anos de fabricação. A mudança mais notável foi no Volkswagen Up! 2018, quando uma peça de plástico preto foi adicionada à entrada de ar do para-choque dianteiro, deixando-o com um visual mais esportivo. O Volkswagen Up! 2021 se destaca por ter a tampa do porta-malas pintada de preto em combinação com os espelhos retrovisores e um friso vermelho na saída de ar dianteira.

Com o motor 1.0 turbo, o Volkswagen Up! Xtreme TSI atinge a potência de 105 cavalos. O câmbio é somente manual de 5 marchas, não havendo opção com caixa automática e a tração é dianteira.

Com seu motor turbo, o Volkswagen Up! 2021 faz de 0 a 100 km/hora em 9,5 segundos e atinge velocidade máxima de 181 km/hora. A vantagem do motor turbo não acaba no bom desempenho, com o Volkswagen Up!2021 tendo consumo bastante razoável, fazendo 9,6 km/litro na cidade e 11,1 km/litro na estrada quando abastecido com etanol e 14,1 km/litro na cidade e 16 km/litro na estrada quando abastecido com gasolina. Estes números fazem dos VW Up! TSI um dos melhores hatches em relação custo-benefício, quando fazemos um comparativo considerando desempenho e consumo.

A suspensão bem ajustada na dianteira e a montagem do Volkswagen Up! 2021 como um todo não é apenas estável, mas também ajudam a transitar nas más condições de nossas ruas. Os problemas mais relatados são nos sensores ou falhas elétricas. O custo de manutenção do Volkswagen Up! está dentro do aceitável e as peças originais são facilmente obtidas.

Dentro de sua faixa de preço, não há hatch popular que concorra com o acabamento interno do Up! Destaque para a chapa de metal da carroceria, exposta nas portas em contraste com as partes plásticas do interior. Os bancos são peças únicas sem a divisão com o apoio de cabeça em estilo esportivo, com diferentes texturas e a opção de combinar tecido e couro para obter o melhor dos dois mundos: conforto e elegância, na faixa de preço do Volkswagen Up! só ele te entrega tanto. Apesar de ser o menor modelo da VW, o espaço para o motorista e passageiro do banco dianteiro é bem distribuído, o teto é alto e a distância entre os dois assentos segue o padrão. O motor do Volkswagen Up! 2021 é bem isolado provocando pouco ruído interno, com exceção de algumas vibrações em baixas rotações. Nos bancos traseiros, dois adultos entram confortavelmente, em se tratando de um subcompacto. E vale lembrar que a montadora optou por isolar o espaço do meio no banco traseiro. Com a nova legislação, a Volkswagen optou por fazer um carro de 4 lugares (é proibido por lei 5 pessoas no banco traseiro do Up!) e isolou o banco para não ter que instalar o cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça central que a partir deste ano são obrigatórios em todos os carros novos. O porta-malas do Volkswagen Up! tem capacidade para 285 litros e um piso falso que permite estender e reduzir a altura dele à vontade. A capacidade é suficiente para colocar facilmente duas malas médias ou uma única mala grande.

O volante do Volkswagen Up! 2021 possui botões multifuncionais para mudar de estação, aumentar e diminuir o volume e atender ligações em todas as suas versões. O Up! Xtreme TSI têm sensores de estacionamento com alertas sonoros, além do básico, ar-condiconado, direção elétrica e vidros dianteiros elétricos.

Com um sistema que permite conectar seu celular ao carro e usá-lo como uma tela extra, onde você pode ver várias informações, usar mapas e sincronizar músicas, o Volkswagen Up! 2021 não traz um kit multimídia de verdade. O sistema possui uma peça móvel feita sobre medida para colocar seu telefone sem comprar outros acessórios. O painel possui um tacômetro, medidor de temperatura do motor, um velocímetro central bastante grande e um display digital para exibir todas as informações extras do computador de bordo. O Volkswagen Up! 2021 ainda não possui tela sensível ao toque, e este é um dos pontos fracos, ter apenas uma tela de cinco polegadas com controles manuais.

A segurança da carroceria é um dos pontos fortes do Volkswagen Up! Oferece uma estrutura que absorve os impactos com eficiência, nos testes do Latin NCAP, obteve 5 estrelas, a classificação mais alta possível. No interior, o básico e obrigatório para o mercado brasileiro, possui airbag duplo, freios ABS e âncoras isofix, mas em conjunto com carroceria o tornam bastante seguro.

O Volkswagen Up! oferece o esperado em um hatch popular, com qualidade no acabamento, um bom desempenho e baixo consumo de combustível. É ideal se você tem uma família pequena e quer comprar um carro sem ter planos de viajar muito com ele. Se suas ambições exigem um carro mais versátil em viagens longas, que responde melhor em rodovias, recomendamos que você procure outro modelo no segmento dentre todos os carros da faixa de preço do Up!