Chevrolet Cobalt

Um sedan compacto voltado a quem necessita de muito espaço.

Avaliação

7 de 10

A Chevrolet tem atualmente o Onix Plus (chamado de Prisma nas antigas gerações) como seu sedan compacto no Brasil, mas ela também já vendeu por aqui o Cobalt, que embora também fosse compacto, era vendido como uma opção um pouco mais refinada frente ao Prisma, além de muito mais espaçoso e, logicamente, mais caro.

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R$ 39.900

Perfil Geral

Mecânica


  • Espaço interno

  • Capacidade do porta-malas

  • Confiabilidade mecânica

  • Conforto

  • Economia de combustível

  • Central multimídia de 7” (de série)

  • Piloto automático (versões automáticas)

  • Ar-condicionado manual (de série)

  • Volante multifuncional em couro (de série)

  • Faróis de neblina (de série)

  • (1.8 Manual)

  • Consumo Cidade | 8,3 km/l (E) e 12,1 km/l (G)

  • Consumo Estrada | 10,4 km/l (E) e 15,1 km/l (G)

  • Aceleração 0 a 100 km/h | 10,5 s

  • Velocidade máxima | 170 km/h

  • Porta-malas | 563 L

  • Tanque | 54 L

Versões atuais

  • LT

  • LTZ

Versões descontinuadas

  • Elite

  • LS

  • Graphite

  • Advantage

Linha do tempo

    • Lançamento do Cobalt no Brasil.

      Novembro

    2011
    • Ganha motor 1.8 e câmbio automático.

      Agosto

    2012
    • Sedan recebe seu primeiro e único facelift.

      Dezembro

    2015
    • Motor 1.8 ganha mais potência e torque.

      Agosto

    2016
    • Chevrolet elimina versão Elite.

      Junho

    2019
    • Cobalt sai de linha.

      Março

    2020

Desde sua primeira versão o Chevrolet Cobalt foi muito querido pelos taxistas, pois era econômico e bem espaçoso, com porta-malas gigante considerando sua categoria. Saiu de linha quando o Onix Plus, mais moderno, acabou roubando seu espaço no mercado.

Saiba tudo sobre o Cobalt

O Chevrolet Cobalt era um sedan compacto da marca em nosso país, mas suas diferenças em relação ao Prisma, modelo menor e mais barato, se resumiam basicamente ao porte (incluindo o espaço interno) e ao motor 1.8, já que os outros quesitos eram muito parecidos.

Sem sombra de dúvidas sua maior qualidade realmente é o espaço interno proporcionado pelo seu tamanho, assim como o porta-malas, que com 563 litros, é bem mais espaçoso que alguns sedans médios, a exemplo do Toyota Corolla que tem 470 litros. Por esse motivo ele foi muito querido pelos taxistas, além de que trazia um baixo consumo de combustível mesmo com o motor 1.8.

Todavia, vale lembrar que o Chevrolet Cobalt nunca teve foco na lista de equipamentos e nos itens cheios de modernidade, não oferecendo nada além do essencial para sua faixa de preços. O design, que melhorou após a reestilização de meia vida, também foi bastante criticado em seu lançamento. Além disso, o acabamento é mediano.

Lançado no mercado brasileiro em novembro de 2011 como linha 2012, o Cobalt ganhou o motor 1.8 aspirado apenas em agosto de 2012, no caso como linha 2013. Com o visual bastante criticado no início, em dezembro de 2015 o sedan passou pelo primeiro e único facelift de sua carreira. Em agosto do ano seguinte o propulsor 1.8 recebeu uma recalibração onde ganhou mais potência e torque.

Depois de perder a versão mais cara Elite em junho de 2019, o Chevrolet Cobalt saiu de linha em março de 2020, ofuscado pela chegada do Onix Plus, irmão de montadora que é bem mais compacto, mas também muito mais moderno e com melhor custo-benefício.

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O motor 1.4 aspirado do Chevrolet Cobalt rende até 106cv, enquanto o 1.8 aspirado chega aos 111 cv.
De acordo com o Inmetro, na cidade o Chevrolet Cobalt 1.8 Manual tem consumo médio de 8,3 km/l com etanol e 12,1 km/l com gasolina, passando para 10,4 km/l e 15,1 km/l na rodovia, respectivamente.
O Chevrolet Cobalt oferecia o motor 1.4 ou 1.8, ambos flex aspirados e de 4 cilindros em linha.
Em sua última linha vendida o Chevrolet Cobalt contava apenas com as versões de acabamento LT e LTZ.