Fiat Cronos

Cronos é um sedan derivado do Argo, mas conta com design exclusivo e mais espaço.

Avaliação

6.5 de 10

Certamente podemos dizer que o Fiat Cronos é a versão sedã do hatchback Argo, mas o modelo conta com detalhes exclusivos no design, inclusive na dianteira, além do porta-malas bem mais espaçoso. Atualmente é vendido em apenas duas versões com motor 1.3 aspirado.

Compra um Fiat Cronos

R$ 55.900

Perfil Geral

Mecânica


  • Conforto

  • Espaço interno

  • Porta-malas amplo

  • Desempenho

  • Economia de combustível

  • Central multimídia de 7” (versão Drive)

  • Lanternas traseiras parcialmente em LED (de série)

  • Sensor de pressão dos pneus (de série)

  • Sensores de estacionamento traseiros (versão Drive)

  • Assistente de partida em rampas (versão Drive)

  • Consumo Cidade | 9 km/l (E) e 11 km/l (G)

  • Consumo Estrada | 13 km/l (E) e 15,6 km/l (G)

  • Aceleração 0 a 100 km/h | 11,5 s

  • Velocidade máxima | 183 km/h

  • Porta-malas | 525 l

  • Tanque | 48 l

Versões atuais

  • 1.3 Manual

  • Drive

Versões descontinuadas

  • Precision

  • HGT

Linha do tempo

    • Lançamento do Fiat Cronos no Brasil.

      Fevereiro

    2018
    • Modelo extingue câmbio GSR e ganha alterações de design.

      Novembro

    2020
    • Cronos perde motor 1.8 e versão S-Design ganha novidades.

      Julho

    2021

Desde sua estreia por aqui o Cronos não passou por uma modificação muito impactante, já que a alteração no visual basicamente se resumiu ao novo logotipo da Fiat.

Saiba tudo sobre o Cronos

A partir do momento em que foi lançado no Brasil, o Fiat Cronos foi posicionado para não ser um modelo de entrada, tanto é que nunca teve uma configuração com motor 1.0 aspirado. Hoje em dia ele conta com apenas duas versões de acabamento enquanto aguarda novidades, que deverão chegar ainda este ano.

Ele não possui um entre-eixos de impressionar, mas mesmo assim seu espaço interno consegue acomodar bem os passageiros. Também podemos dizer que o porta-malas acomoda muito bem as bagagens, já que é o maior da categoria com seus 525 l. O acabamento não é exatamente um destaque, mas é bastante agradável visualmente. Outro ponto elogiável é a economia de combustível.

Porém, atualmente estão faltando opções mais refinadas em sua gama, pois as antigas versões de topo deixaram o mercado temporariamente por conta do motor 1.8 que saiu de linha. Com isso ele acaba não tendo uma lista de equipamentos muito farta, da mesma forma que um câmbio automático faz falta.

Justamente por estar sendo vendido apenas em duas versões de entrada atualmente, o Fiat Cronos deixou de concorrer (ao menos temporariamente) com os sedãs compactos mais completos do mercado. Por isso seus principais rivais são o Chevrolet Onix Plus e o Hyundai HB20S nas versões de entrada.

Lançado no mercado brasileiro cerca de 9 meses após o Fiat Argo, foi em novembro de 2020 que ele passou pela primeira alteração na gama, quando trocou o logotipo da Fiat na grade dianteira e deixou de ofertar o câmbio automatizado GSR, evolução do Dualogic.

Sua última alteração significativa ocorreu em julho de 2021, quando extinguiu o antigo propulsor 1.8 E.torQ Evo e passou por novidades na versão S-Design. Um câmbio CVT para o motor 1.3 deve chegar ainda em 2022, enquanto o motor 1.0 turbo também é especulado.

Principais concorrentes

Fiat Cronos recomendados

Modelos de la competencia

O Fiat Cronos conta com 109 cv.
O Inmetro diz que o Fiat Cronos possui um consumo urbano de 9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina, passando para 11 km/l (E) e 15,6 km/l na estrada.
Na linha atual o Fiat Cronos utiliza sempre o motor 1.3 flex aspirado de 4 cilindros em linha.
Atualmente o Fiat Cronos possui somente uma versão chamada apenas de “1.3 manual” e a Drive.