Durante os últimos anos em que foi vendida no mercado brasileiro, a minivan da Fiat só fazia sentido para empresas de aluguel de carros, visto que cobrava um valor alto só por ter sete lugares, mesmo sem uma lista de equipamentos digna e com recursos ultrapassados. Contudo, no passado a Doblò já foi uma grande integrante do cenário brasileiro.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Minivan
Segmento
Compacta
Capacidade
7 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.8 aspirado
Potência/Torque
132 cv / 18,9 kgfm
Transmissão
Manual
Tração
Dianteira
7 lugares
Espaço interno
Capacidade do porta-malas
Robustez
Versatilidade
Volante com ajuste de altura
Computador de bordo
Vidros elétricos dianteiros
Direção hidráulica
Ar-condicionado manual
Consumo Cidade | 6,4 km/l (E) e 9,2 km/l (G)
Consumo Estrada | 7,2 km/l (E) e 10,3 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 11,6 s
Velocidade máxima | 175 km/h
Porta-malas | 665 L
Tanque | 60 L
Versões atuais
Essence
Versões descontinuadas
Adventure
Attractive
ELX
HLX
Linha do tempo
A única mudança significativa que a Fiat Doblò trouxe foi na linha 2010, lançada no final de 2009. Isso significa que a minivan passou mais de 12 anos sem ter modificações significativas em seu design, apenas com incremento de alguns equipamentos modestos.
Saiba tudo sobre o Doblò
Oferecida no Brasil até 2021, a Fiat Doblò foi uma das últimas minivans compactas de nosso mercado, sendo então uma das únicas opções entre os modelos de sete lugares até 120 mil reais.
Ultimamente ela era comercializada basicamente apenas na modalidade de venda direta, tanto é que das suas 6.311 unidades emplacadas em 2021 (incluindo a variante de trabalho Cargo), apenas 177 foram vendidas com base no procedimento para um cliente comum.
Como pontos positivos a Doblò tinha o básico de um modelo com sua idade de projeto, como a robustez, a versatilidade, a disponibilidade de sete assentos e a ampla capacidade do porta-malas. Em contrapartida o modelo trazia um acabamento extremamente simples, um elevado consumo de combustível, desempenho abaixo da média e uma lista de itens de série enxuta, resultando em uma relação entre custo e benefício não muito boa.
Fato curioso é que ultimamente a Fiat Doblò tinha apenas uma única rival, a Chevrolet Spin, já que todas as outras minivans disponíveis no Brasil pertenciam ao segmento premium, a exemplo da Kia Carnival que passa dos 500 mil reais.
Quando foi lançada no Brasil, em novembro de 2001, ela rapidamente se tornou líder da categoria, ganhando a famosa versão aventureira Adventure em setembro de 2003.
A única reestilização de toda a sua vida ocorreu em novembro de 2009, e desde então seu visual continuou praticamente idêntico até sair de linha em dezembro de 2021 por conta das novas normas de emissões de poluentes do Proconve L7, que passaram a valer no primeiro dia de 2022. Nesse meio tempo ganhou o motor 1.8 E.torQ em julho de 2010 e perdeu a motorização 1.4 Fire no mês de agosto de 2016.
Principais concorrentes