Ford EcoSport

SUV Compacto da Ford, o EcoSport foi o responsável por criar essa categoria no Brasil.

Avaliação

7 de 10

No Brasil o Ford EcoSport foi o pioneiro dos SUVs compactos, segmento que cresce cada vez mais no mundo todo. Quando os concorrentes começaram a chegar, quase 10 anos depois de seu lançamento, o modelo acabou ficando desatualizado, saindo completamente de linha quando a Ford deixou de fabricar carros no Brasil, no início de 2021.

Compra um Ford Ecosport

R$ 15.900

Perfil Geral

Mecânica


  • Tecnologia

  • Equipamentos

  • Segurança

  • Oferta de tração 4x4

  • Conforto

  • 7 airbags (versões Titanium Plus e Storm)

  • Sensor de ponto cego (versões Titanium Plus e Storm)

  • Teto-solar elétrico (versões Titanium Plus e Storm)

  • Sistema de som premium Sony com 9 alto-falantes (versão Titanium Plus e Storm)

  • Ar-condicionado digital (versões Freestyle, Titanium Plus e Storm)

  • (1.5 AT)

  • Consumo Cidade | 7,3 km/l (E) e 10,5 km/l (G)

  • Consumo Estrada | 8,5 km/l (E) e 12 km/l (G)

  • Aceleração 0 a 100 km/h | 11,8 s

  • Velocidade máxima | 180 km/h

  • Porta-malas | 356 L

  • Tanque | 52 L

Versões atuais

  • SE

  • Freestyle

  • Titanium Plus

  • Storm

Versões descontinuadas

  • 100 anos

  • Titanium

  • Freestyle Plus

  • XLT

Linha do tempo

    • Lançamento do EcoSport no Brasil.

      Abril

    2003
    • Ford lança versão 4WD.

      Março

    2004
    • Modelo recebe 1º facelift.

      Outubro

    2007
    • Nova geração é lançada.

      Agosto

    2012
    • EcoSport ganha facelift.

      Julho

    2017
    • Modelo sai de linha no Brasil.

      Janeiro

    2021

Por mais de 8 anos vivendo sozinho no Brasil, o EcoSport ainda era uma alternativa relevante no mercado, mas saiu de linha “precocemente” quando a Ford fechou suas fábricas brasileiras, também eliminando o Ka e o Ka Sedan.

Saiba tudo sobre o EcoSport

Muitos nem sabem, mas o Ford EcoSport foi o primeiro SUV compacto do Brasil, embora esse segmento já existisse em outros mercados. Com a ideia da marca de fazer um modelo mais alto e robusto baseado no hatch Fiesta, o EcoSport reinou sozinho por diversos anos, tendo seu primeiro rival direto, o Renault Duster, apenas no final de 2011.

Em sua última linha ofertada no Brasil, o modelo acabou ficando um pouco desatualizado no mercado, mas ainda tinha pontos positivos, a exemplo do nível de segurança embarcado, a boa quantidade de equipamentos nas versões mais caras e também o fato de ser um dos únicos (junto com o Jeep Renegade) a entregar opção de tração 4x4 nessa categoria, elevando a capacidade off-road.

Contudo, o Ford EcoSport se torna uma opção mais bem vista para os consumidores que não necessitam de um bom espaço interno ou uma ampla capacidade no porta-malas, assim como também não se importa com o estepe posicionado na tampa traseira, ao invés de estar alocado no compartimento de bagagem.

Ao contrário de praticamente todos os SUVs compactos vendidos atualmente, o modelo da Ford teve praticamente 18 anos de carreira, sendo lançado no mercado brasileiro em abril de 2003. A versão com tração 4x4, que sempre foi um diferencial, chegou em março de 2004.

O primeiro facelift da trajetória veio em outubro de 2007, mas a segunda geração (já convivendo com concorrentes) foi lançada em agosto de 2012. Uma profunda reestilização foi aplicada na metade de 2017, que durou então até janeiro de 2021, quando as fábricas brasileiras da Ford foram fechadas e o modelo infelizmente saiu de linha.

Principais concorrentes

Ford EcoSport recomendados

O Ford EcoSport conta com 137 cv no motor 1.5 e 176 cv no propulsor 2.0.
Para o Ford EcoSport 1.5 automático o Inmetro informa um consumo urbano de 7,3 km/l (E) e 10,5 km/l (G). Na estrada são 8,5 km/l (E) e 12 km/l (G).
Os motores 1.5 de 3 cilindros em linha e 2.0 de 4 cilindros em linha, os dois flex e aspirados, estavam disponíveis para o Ford EcoSport.
Em sua última linha brasileira o Ford EcoSport foi vendido nas versões de acabamento SE, Freestyle, Titanium Plus e Storm.