No Brasil o Ford EcoSport foi o pioneiro dos SUVs compactos, segmento que cresce cada vez mais no mundo todo. Quando os concorrentes começaram a chegar, quase 10 anos depois de seu lançamento, o modelo acabou ficando desatualizado, saindo completamente de linha quando a Ford deixou de fabricar carros no Brasil, no início de 2021.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
SUV
Segmento
Compacto
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.5 aspirado
Potência/Torque
137 cv / 16,2 kgfm
Transmissão
Manual ou automática
Tração
Dianteira ou 4x4
Tecnologia
Equipamentos
Segurança
Oferta de tração 4x4
Conforto
7 airbags (versões Titanium Plus e Storm)
Sensor de ponto cego (versões Titanium Plus e Storm)
Teto-solar elétrico (versões Titanium Plus e Storm)
Sistema de som premium Sony com 9 alto-falantes (versão Titanium Plus e Storm)
Ar-condicionado digital (versões Freestyle, Titanium Plus e Storm)
(1.5 AT)
Consumo Cidade | 7,3 km/l (E) e 10,5 km/l (G)
Consumo Estrada | 8,5 km/l (E) e 12 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 11,8 s
Velocidade máxima | 180 km/h
Porta-malas | 356 L
Tanque | 52 L
Versões atuais
SE
Freestyle
Titanium Plus
Storm
Versões descontinuadas
100 anos
Titanium
Freestyle Plus
XLT
Linha do tempo
Por mais de 8 anos vivendo sozinho no Brasil, o EcoSport ainda era uma alternativa relevante no mercado, mas saiu de linha “precocemente” quando a Ford fechou suas fábricas brasileiras, também eliminando o Ka e o Ka Sedan.
Saiba tudo sobre o EcoSport
Muitos nem sabem, mas o Ford EcoSport foi o primeiro SUV compacto do Brasil, embora esse segmento já existisse em outros mercados. Com a ideia da marca de fazer um modelo mais alto e robusto baseado no hatch Fiesta, o EcoSport reinou sozinho por diversos anos, tendo seu primeiro rival direto, o Renault Duster, apenas no final de 2011.
Em sua última linha ofertada no Brasil, o modelo acabou ficando um pouco desatualizado no mercado, mas ainda tinha pontos positivos, a exemplo do nível de segurança embarcado, a boa quantidade de equipamentos nas versões mais caras e também o fato de ser um dos únicos (junto com o Jeep Renegade) a entregar opção de tração 4x4 nessa categoria, elevando a capacidade off-road.
Contudo, o Ford EcoSport se torna uma opção mais bem vista para os consumidores que não necessitam de um bom espaço interno ou uma ampla capacidade no porta-malas, assim como também não se importa com o estepe posicionado na tampa traseira, ao invés de estar alocado no compartimento de bagagem.
Ao contrário de praticamente todos os SUVs compactos vendidos atualmente, o modelo da Ford teve praticamente 18 anos de carreira, sendo lançado no mercado brasileiro em abril de 2003. A versão com tração 4x4, que sempre foi um diferencial, chegou em março de 2004.
O primeiro facelift da trajetória veio em outubro de 2007, mas a segunda geração (já convivendo com concorrentes) foi lançada em agosto de 2012. Uma profunda reestilização foi aplicada na metade de 2017, que durou então até janeiro de 2021, quando as fábricas brasileiras da Ford foram fechadas e o modelo infelizmente saiu de linha.
Principais concorrentes