Carro de passeio mais vendido durante o ano 2021, o Hyundai HB20 foi praticamente um divisor de águas na história da montadora sul-coreana Hyundai aqui no Brasil, estreando na época como um hatchback acessível e atualmente cumprindo também o papel de compacto-premium em suas versões intermediárias ou mais caras da gama.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Hatch
Segmento
Compacto-Premium
Capacidade
5 passageiros / 5 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.0 turbo
Potência/Torque
120 cv / 17,5 kgfm.
Transmissão
Automática
Tração
Dianteira
Acabamento
Conforto
Prazer ao dirigir
Segurança
Garantia de 5 anos
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de saída de faixa
Central multimídia de 8” com conectividade inteligente BlueLink
Chave presencial
4 airbags
Consumo Cidade | 8,6 km/l (E) e 12,2 km/l (G)
Consumo Estrada | 10,3 km/l (E) e 13,9 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 10,7 s
Velocidade máxima | 190 km/h
Porta-malas | 300L
Tanque | 50L
Versões atuais
Sense
Vision
Evolution
Platinum
Sport
Platinum Plus
Versões descontinuadas
Diamond
Diamond Plus
Comfort Style
Comfort Plus
Premium
Ocean
R-Spec
Linha do tempo
Embora tenha nascido com a proposta de ser um carro muito barato, a Hyundai precisou mantê-lo em um padrão um pouco acima por questões de mercado. Isso é mais evidente na nova geração, que traz as versões de topo atuando na categoria de compactos-premium.
Saiba tudo sobre o HB20
Poucos sabem, mas a nomenclatura DO Hyundai HB20 representa o nome da montadora sul-coreana, com o número indicando seu porte compacto dentro da marca. Ou seja, o “H” é de Hyundai, o “B” de Brasil e o “20” faz alusão à carroceria compacta.
Atualmente o modelo se destaca por um bom acabamento frente ao seu principal rival, o Chevrolet Onix. O desempenho pode não ser o melhor do segmento, mas ainda é bom. O consumo de combustível segue essa mesma linha no caso da motorização 1.0 turbo, trazendo números mais empolgantes com a transmissão manual.
A segurança pode ser considerada um ponto a favor do hatch, já que ele possui 4 airbags em todas as versões, trazendo também alguns itens de condução semiautônoma nas alternativas mais caras da gama.
O ponto que menos agrada os consumidores brasileiros é o design ousado, muitas vezes comparado a um bagre. Além disso, a lista dos equipamentos poderia trazer mais itens tecnológicos, por mais que entregue os sistemas de segurança e uma central com conectividade inteligente.
Suas versões mais básicas acabam concorrendo no segmento de hatches compactos, assim como Renault Sandero e Volkswagen Gol, por exemplo. Mas, as versões mais caras rivalizam na categoria de hatches compactos-premium, neste caso disputando com o Chevrolet Onix (Que possui essa mesma estratégia de versões), Volkswagen Polo, Toyota Yaris Hatch, Peugeot 208, Fiat Argo e etc.
Seu lançamento no Brasil ocorreu em outubro de 2012, passando pela primeira reestilização em setembro de 2015. Em abril de 2016 chegou o primeiro motor 1.0 turbo da linha HB20, em razão do sucesso que a Volkswagen havia alcançado com o Up! TSI. Entretanto, sem injeção direta essa motorização ficou pouco eficiente. A “nova geração” (Segue com a mesma plataforma) veio ao nosso mercado em setembro de 2019.
Principais concorrentes