Renault Sandero RS

Versão esportiva do hatch compacto Sandero, com modificações mecânicas.

Avaliação

8 de 10

A alternativa R.S. é a versão esportiva do Sandero, e ao contrário de outras versões do próprio modelo e de alguns concorrentes, além do visual esportivo ela conta também com modificações reais na mecânica, trazendo uma suspensão mais rígida e uma motorização mais potente. Embora já tenha saído de linha, o modelo ficou famoso por ser um dos esportivos mais baratos do mercado.

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Perfil Geral

Mecânica


  • Design esportivo

  • Espaço interno

  • Porta-malas

  • Desempenho

  • Dirigibilidade

  • DRL e lanternas traseiras em LED

  • 4 airbags

  • Controles de estabilidade e tração

  • Central multimídia de 7”

  • Rodas de liga-leve R17

  • Consumo Cidade | 6,9 km/l (E) e 9,9 km/l (G)

  • Consumo Estrada | 7,7 km/l (E) e 11,1 km/l (G)

  • Aceleração 0 a 100 km/h | 8 s

  • Velocidade máxima | 202 km/h

  • Porta-malas | 320L

  • Tanque | 50L

Versões atuais

  • RS Finale

Versões descontinuadas

  • RS

  • RS Racing Spirit

Linha do tempo

    • Lançamento da versão R.S. no Brasil.

      Setembro

    2015
    • Chegada da versão limitada Racing Spirit.

      Maio

    2017
    • Renault aplica uma nova atualização visual no modelo.

      Julho

    2019
    • Versão esportiva sai de linha.

      Dezembro

    2021

Desde 2015 a Renault possui um representante na categoria de hatches compactos esportivos, que é o Sandero R.S., sempre com motor 2.0 aspirado exclusivo. Ele saiu de linha recentemente, em razão das novas normas de emissões de poluentes.

Saiba tudo sobre o Sandero RS

Infelizmente, recentemente a Renault deixou de ofertar a versão esportiva do Sandero, chamada de Renault Sandero RS Isso aconteceu em razão das novas leis de emissões de poluentes do Proconve L7, que ficaram mais rígidas e entraram em vigor no primeiro dia de janeiro de 2022. O modelo entra na história por ter sido o hatch esportivo mais barato do mercado durante muito tempo.

Já deve ter ficado claro que o Renault Sandero RS é indicado para quem busca esportividade, pois além do visual, essa versão traz uma suspensão mais firme, o que melhora a dinâmica esportiva do modelo, e uma motorização exclusiva, com muito mais potência e torque.

Quando foi lançado era um modelo relativamente barato, e embora esteja muito caro atualmente, sua última linha ofertada ainda trazia um bom custo-benefício dentro dessa proposta de performance.

Desempenho é um ponto bem forte do hatch da Renault, mas o seu proprietário não pode esperar um consumo de combustível baixo, afinal este é um quesito negativo dessa versão.

Mesmo desconsiderando a proposta principal dessa configuração que é a esportividade, ele ainda ganha destaque pelo bom porta-malas e pelo espeço interno aconchegante. Outro ponto que desagrada é a falta de equipamentos tecnológicos.

Não há concorrentes, mas atualmente o modelo mais próximo do Sandero R.S. é o Volkswagen Polo GTS, que é muito mais caro e agora assume o posto de esportivo mais barato do país.

Lançado no final de 2015, além da versão R.S. Racing Spirit limitada a 1.500 unidades e ofertada em 2017, a única alteração da linha R.S. foi feita em julho de 2019, quando a linha Sandero recebeu um facelift. Por não se enquadrar nas novas regras de poluentes, o esportivo saiu de linha em dezembro deste último ano, com uma série limitada a 100 unidades e chamada de R.S. Finale.

Principais concorrentes Volkswagen Polo GTS.

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Renault Sandero RS recomendados

Essa versão do Renault Sandero R.S. conta com 150cv de potência máxima.
Segundo os dados do Inmetro, na cidade o consumo do Renault Sandero R.S. é de 6,9 km/l com etanol e 9,9 km/l com gasolina, passando para 7,7 km/l (E) e 11,1 km/l (G) na estrada.
A motorização do Renault Sandero R.S. é 2.0 aspirada de 4 cilindros em linha.
Atualmente o Renault Sandero R.S. essa alternativa esportiva está disponível apenas na opção limitada R.S. Finale.