Fiat Doblo 2021

Versões Doblo 2021

Doblo 2021Cargo 1.8

Resumo

Furgão com motor 1.8 de 16 válvulas traz o básico em equipamentos de conforto e segurança. Versátil, tem amplo espaço de carga e portas laterais e traseira.

Doblo 2021Essence 7 lugares 1.8L 16V

Resumo

Versão única com motor 1.8 flex e câmbio manual de 5 marchas. Em equipamentos traz ar-condicionado, direção hidráulica e vidros e travas elétricas. Conta com 7 lugares.

Resumo Doblo 2021:

Lançado em 2002 no mercado brasileiro, o Fiat Doblò praticamente não sofreu alterações desde seu lançamento e o Fiat Doblò 2021 passa a ser comercializado na versão Essence com motor 1.8 16 válvulas e com sete lugares e retorna a versão Furgão. Desde a linha 2020 a versão Adventure deixou de ser fabricada. A versão redesenhada na Europa em 2019 ainda não chega por aqui como modelo 2021. A concorrência é bastante tímida no Brasil, o que se espera que pode mudar é o lançamento do novo do Kangoo, só que ainda não está confirmada a vinda da versão para passageiros, já que Citroën e Peugeot aposentaram seus veículos mistos, com isto o Fiat Doblò 2021, é o único utilitário com perfil de carro para a família e sete lugares que sobrevive ao ataque dos SUVs no mercado brasileiro.

Bastante defasado o design do Fiat Doblò entrega que se trata de um projeto antigo, mas a concorrência tampouco traz muitas inovações. O carro mantém o desenho desde que foi lançado com pequenas alterações, a porta traseira dupla e as portas corrediças nas laterais traseiras deixam visível que não é um carro de passeio comum. Mesmo se comparado às minivans prioritariamente de carga, todas um pouco maiores, tem o design um pouco mais moderno. Apesar do projeto antigo parecer não desagradar aos seus compradores, com os faróis dianteiros grandes e a altura privilegiada que ajudam no design, o Fiat Doblò mantém um ritmo razoável de vendas. Na versão furgão do Fiat Doblò, na lista de opcionais há a possibilidade de porta corrediça adicional facilitando o acesso para carregar o utilitário, mas deixando o visual um pouco estranho. Outra possibilidade no Fiat Doblò 2021 Furgão é por vidros nas portas traseiras, o que melhora o visual, mas prejudica o transporte dependendo do tipo de carga a ser levado.

Equipado com motor 1.8 E.torQ com 16 válvulas o mesmo da família Fiat Argo/Cronos, o Fiat Doblò 2021 tem 132 cavalos de potência e é oferecido somente com a opção de câmbio manual com 5 marchas. O mesmo conjunto mecânico é usado nas duas versões do Fiat Doblò 2021.

Consumo e velocidade do Fiat Doblò 2021 não chegam a ser pontos fortes, mas tampouco fazem feio, ele roda 9,2 km/litro na cidade e 9,8 km/litro na estrada quando abastecido com gasolina. A aceleração do Fiat Doblò 2021 de 0 a 100 km/h é feita em 12,8 segundos e a velocidade máxima alcançada pelo utilitário é de 171 km/hora, razoável para o segmento, mas de baixo rendimento se consideramos o preço do utilitário.

A posição para dirigir é ajudada pelo ajuste de altura do volante, mas fica devendo a de profundidade para encontrar uma melhor posição para dirigir. O eixo rígido na traseira permite que o carro cumpra seu papel de automóvel misto. Os freios são a disco na dianteira e a tambor na traseira. A suspensão bem ajustada permite que o Fiat Doblò seja estável mesmo carregado.

Na questão do conforto interno, não há muito que esperar, o carro cumpre o objetivo de espaço amplo tanto para passageiros quanto para carga. O porta-malas com bancos para cinco passageiros, sem a última fileira de bancos, tem 665 litros, é espaço para as malas da família inteira. O acabamento apesar de simples tem acabamento plástico bem ajustado e bancos com duas tonalidades de cinza que trazem uma aparência sóbria dentro do Fiat Doblò. Um dos pontos fortes do Fiat Doblò 2021 Furgão é a ampla capacidade de carga e o fácil acesso pela porta traseira e lateral, havendo ainda o opcional da segunda porta lateral corrediça, como comentei anteriormente. O furgão transporta até 3.400 litros de carga, o equivalente 3,4 metros cúbicos.

Também houve mudanças nos equipamentos, o Fiat Doblò 2021 Essence 1.8 que mantém o pacote básico que já tinha no modelo 2020, com ar condicionado, direção hidráulica, os vidros e travas elétricos e as características típicas de um carro que tem seu objetivo de carregar família e muita bagagem que são as portas traseiras basculantes e o bagageiro no teto. A principal mudança vem que o Fiat Doblò passa a ter um único pacote de opcionais, o Evolution, que é obrigatório comprar todo, não é possível segmentar os equipamentos que são oferecidos, entre eles estão: o sistema Connect que vou descrever melhor no item de multimídia, mas que inclui os retrovisores externos elétricos e o volante em couro, além de faróis de neblina. Já o Fiat Doblò 2021 Furgão tem adicional equipamentos próprios para carga, trazendo ganchos para amarração do que é transportado no compartimento.

O Kit multimídia que é opcional no Fiat Doblò, está no pacote Connect da Fiat, ele inclui o comando do rádio no volante, entrada USB e Bluetooth. O computador de bordo traz medidor de distância, consumo médio e instantâneo, autonomia, tempo de percurso e velocidade média. No painel além do computador de bordo, velocímetro, medidor de combustível e conta giros.

Bastante básico nos itens de segurança, o Fiat Doblò só traz sensor de estacionamento como opcional, cintos de segurança de três pontos somente nas laterais e apoio de cabeça para os três passageiros do banco traseiro. O Doblò traz ainda os obrigatórios airbags dianteiros e freios ABS.

Os equipamentos oferecidos como opcionais deveriam ser de série, se pensarmos que com o aumento que teve o Fiat Doblò 2021 e que seu preço bate diretamente com os SUVs compactos em versões de entrada e em alguns casos até versões intermediarias, como Honda WR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade, Nissan Kicks, Renault Duster, Ford EcoSport, Caoa Chery Tiggo 5X e até com o próprio Fiat Toro. Mas se a sua compra é focada para um carro de carga, um utilitário, mas vai usá-lo como carro para família e ainda precisa que seja um carro com 7 lugares, o Fiat Doblò é uma compra muito razoável e lógica, na verdade ele é o único multiuso de verdade do mercado brasileiro. Para quem busca um utilitário para carga, o Fiat Dobló 2021 Furgão, mesmo estando defasado é mais moderno que seus concorrentes diretos e mais moderno que seu irmão menor, o Fiat Fiorino, e tem desempenho superior, vale a compra para quem precisa de um carro com este perfil.

O consumo do Fiat Doblò 2021 é de 9,2 km/litro na cidade e 9,8 km/litro na estrada com gasolina. O motor é o moderno 1.8 Etorq da montadora com bom desempenho.

O Fiat Doblò tem 132 cavalos de potência máxima alcançando a velocidade máxima de 171 km/hora e acelerando de 0 a 100 km/hora em 12,8 segundos.

O Fiat Doblò 2021 é comercializado a partir de R$ 99.990,00 em sua versão Essence com motor 1.8 Etorq e lugares para até 7 passageiros.