Honda City 2021

Versões City 2021

City 2021DX 1.5

Resumo

Versão de entrada com motor 1.5 e câmbio manual de 5 marchas, com ar-condicionado manual, direção hidráulica e trio elétrico. Em segurança, só o obrigatório.

City 2021LX 1.5 AT

Resumo

Mesmo conjunto mecânico e lista de equipamentos que o City Personal acrescenta rodas de liga-leve e câmera de ré com sensor de estacionamento.

City 2021EX 1.5 AT

Resumo

Vem com câmbio CVT com 7 marchas, ar-condicionado digital, kit multimídia, quatro airbags, assistente de partida em rampas e controle de tração e estabilidade.

City 2021EXL 1.5 AT

Resumo

Mesmo conjunto mecânico do Fit EX, acresce piloto automático, ar digital, rebatimento elétrico dos retrovisores, bancos em couro e conta com 6 airbags.

Resumo City 2021:

O Honda City 2021 está na sua segunda geração no Brasil, o sedan compacto que já vendeu muito, atualmente tem muitos concorrentes e eles são mais modernos e tecnológicos, o que tem derrubado suas vendas. A atual geração foi lançada em 2014 e sofreu uma remodelação em 2018, mas continua utilizando a plataforma do Honda Fit. Ele foi lançado em 1981 em versão hatch e mundialmente está na sexta geração, no Brasil esta é a segunda geração. A sétima geração já foi apresentada na Europa e Ásia e deve chegar ao Brasil no final de 2021. Quando chegou ao Brasil estava praticamente sozinho no mercado de sedan compactos premium, hoje enfrenta a dura missão de concorrer com Volkswagen Virtus, Novo Onix Plus, Fiat Cronos e Toyota Yaris. O Honda City 2021 é comercializado com motorização única em cinco versões, sendo duas básicas, a DX e a Personal, duas intermediárias, a LX e a EX e a topo de linha EXL.

A identidade da Honda nos seus sedans segue um mesmo estilo, com o Honda City parecendo um Honda Civic pequeno e o Honda Accord com aparência de um Honda Civic grande. Na dianteira também tem a identidade da marca com a grande borda cromada acima da saída de ar, o para-choque com o spoiler na parte inferior e aí acabam as mudanças no visual que teve esta geração na remodelação. Mas no geral, o design agrada, tem porte de sedan médio e o estilo é o que menos parece envelhecer, as novas lanternas traseiras com guias em LED e o para-choque maior também ajudam o design do Honda City 2021 sobreviver entre os novos sedans compactos.

O conjunto mecânico do Honda City 2021 é todo herdado do seu irmão Honda Fit que cede também a plataforma e que entrega bom rendimento para o carro. O motor é o conhecido e confiável 1.5 com 16 válvulas e 116 cavalos de potência com câmbio manual de cinco marchas na versão DX, com o bom CVT da Honda nas versões Personal, LX e EX e com o mesmo câmbio CVT, mas com o padlle shift que simula sete marchas na versão EXL.

O desempenho condiz com a proposta de sedan compacto, o Honda City 2021 acelera de 0 a 100 km/hora em 11,3 segundos e velocidade máxima de 175 km/hora. O consumo também não é um espetáculo nem uma tragédia, quando abastecido com gasolina roda na cidade 12,3 km/litro e 14,5 na estrada, já com etanol ele faz 8,5 km/litro na cidade e 10,3 km/litro na estrada.

O Honda City 2021 tem uma boa posição para dirigir com volante com regulagem de altura e profundidade em todas as versões. O carro tem um rodar mais duro provocado pela suspensão que foi ajustada e ficou mais estável, mas consequentemente mais rígida, o motor responde bem, mas nas acelerações fica um pouco para trás de alguns concorrentes que já são oferecidos com motores mais modernos e alguns inclusive com turbo.

Apesar do projeto antigo do Honda City 2021 entre os sedans compactos, ele é o que tem o maior espaço interno podendo ser comparado neste quesito com sedans médios, até mesmo com o próprio Honda Civic. O acabamento é sóbrio, com excesso de plástico, mas muito bem ajustado passando boa impressão, o porta-malas é grande também sendo um dos maiores da categoria com 536 litros. Viajam bem quatro passageiros e até um quinto vai mais confortável do que nos seus concorrentes.

Se você quer partida por botão e outros itens que já nem são tão exclusivos assim, teria que esperar o Honda City 2021 que esperamos que chegue mais moderno e condizente com os equipamentos que seus concorrentes têm oferecido no mercado brasileiro. Atualmente a versão mais completa, a EXL tem preço que o faz concorrer com sedans médios e vem com piloto automático, ar- condicionado digital, rodas de liga leve aro 16 e rebatimento elétrico dos retrovisores. Na EX a lista de equipamentos é bem parecida, mas sem os bancos em couro e o rebatimento dos retrovisores, e na LX as rodas são aro 15. Já as duas versões básicas do Honda Civic 2021 tem ar-condicionado manual, vidros, retrovisores e travas elétricas, regulagem elétrica dos faróis com sensor crepuscular e a direção elétrica progressiva que está em todas as versões.

O painel é bem simples, todo analógico, seguindo o padrão de carros mais antigos, com o velocímetro no meio, conta giros à esquerda e mostradores de temperatura, consumo e indicações do computador em uma pequena tela à direita. O Honda City 2021 ainda preserva a iluminação comum de carros fabricados há mais de dez anos ou carros mais baratos em baixa resolução. A central multimídia foi substituída e agora já vem com espalhamento para celulares, mas na usabilidade fica devendo melhorar a agilidade para o toque e ela só está disponível nas versões EX e EXL, tem a vantagem de trazer o GPS integrado, mas não tem carregamento para celulares por indução.

Em todas as versões, o Honda City 2021 vem com os itens obrigatórios de segurança, dois airbags, ganchos Isofix, freios ABS, além disto, o apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros e a partir da versão LX trazem câmera de ré com sensor traseiro de estacionamento. Além disto, a boa estrutura de carroceria com nota 5 para adultos e 4 para crianças nos testes da Latin Cap. Falta controle de estabilidade e tração que já é obrigatório no Brasil para projetos novos e que será obrigatório para todos os carros a partir de 2022. O plus fica por conta dos airbags que são 4 na versão EX e 6 na versão EXL.

Os concorrentes do Honda City 2021 são muito mais modernos, o que tem acontecido com a linha Honda, em geral. O carro vem para o que a Honda pensa para este mercado de sedans compactos com um motor razoável no desempenho e econômico. Também mais bem equipados os concorrentes Volkwagen Virtus, Fiat Cronos, Toyota Yaris e até o Novo Onix Plus que não entrava no mercado de sedan premium na sua antiga geração entregam mais ou menos o mesmo desempenho e tampouco são carros gastões. Também joga contra o Honda City 2021 as revisões de 40.000 e 60.000 de motores mais antigos, como o do Honda City, que são muito mais caras que as dos concorrentes. Enfim, o Honda City tem a mecânica confiável da montadora e o espaço interno bastante melhor que de seus concorrentes.