Honda WR-V 2021

Versões WR-V 2021

WR-V 2021LX

Resumo

Versão de entrada com motor 1.5 com câmbio CVT, básica em equipamentos de segurança e conforto, traz controle de estabilidade e tração de série e airbag duplo.

WR-V 2021EX

Resumo

Mesmo conjunto mecânico da versão LX. Acresce piloto automático, ar-condicionado digital, rodas aro 16, kit multimídia e mais 2 airbags.

WR-V 2021EXL

Resumo

Mesmo conjunto mecânico do WR-V EX, acresce piloto automático, ar digital,rebatimento elétrico dos retrovisores, bancos em couro e conta com 6 airbags.

Resumo WR-V 2021:

O Honda WR-V 2021, o SUV compacto da Honda, sofreu algumas mudanças estéticas e passa a ter disponível três versões, a nova LX, de entrada e as intermediária e topo de linha, EX e EXL, com mesma motorização e câmbio. Desenhado sobre a plataforma do Honda Fit, chegou em 2018 ao mercado brasileiro e adaptado para nossas ruas esburacadas, ele é o primeiro carro da Honda desenvolvido para o mercado brasileiro e latino americano. Ele chegou para preencher uma lacuna de mercado que a Honda tinha no seu segmento de SUVs tendo somente os de porte médio HR-V e CR-V. Mas, a vida do Honda WR-V não é fácil, este mercado no Brasil tem Nissan Kicks, a versão de entrada do líder de vendas Jeep Renegade, o Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e todos os concorrentes devem sentir o impacto da chegada do moderníssimo Peugeot 2008 prevista para este ano. Com a atualização o Honda HR-V 2021 ficou mais robusto e pode conquistar mais consumidores neste concorrido segmento.

Ele tem o visual mais agressivo do que do seu irmão maior HR-V, apesar de ter herdado carroceria e toda a lateral incluindo portas e retrovisores do Honda Fit com os vincos bem marcados, a única diferença fica no detalhe em preto sobre as rodas que atravessa toda parte inferior do carro, como no Honda HR-V. A dianteira é bem arrojada e com para-choque maior e mais robusto na linha 2021, com os faróis diurnos e de milha em LED nas duas versões que já eram fabricadas, o Honda HR-V 2021 mantém os antigos faróis halógenos na nova versão de entrada, EX. O detalhe cromado acima da saída de ar, detalhe em preto brilhante e a grade colmeia também estão presentes trazendo a identidade global da Honda em todos seus modelos. Na traseira, as lanternas foram diminuídas e não sobem ao lado dos vidros como no monovolume que lhe empresta a carroceria, o Honda Fit, o para-choque traseiro também ficou maior, o rack do teto é bem marcado e as rodas de liga leve de aro 16 tem um toque de esportividade. Tudo isto dá um visual de aventureiro, mas é só visual mesmo, o que não é um problema, já que o segmento é todo assim parecem off-roads, mas são carros de passeio.

O motor do Honda WR-V 2021 é o conhecido e antigo motor 1.5 flex com 16 válvulas que equipa o Honda City e o Honda Fit, a caixa de câmbio também é a mesma, mas esta sim bem moderna é o CVT automático, o que não é oferecido são as borboletas (padlle-shifts) para a mudança de marcha manualmente. A tração é dianteira em todas as versões, os freios traseiros são a tambor, algo bastante precário para um SUV, mesmo que compacto.

O desempenho segue o ritmo de seus concorrentes, o Honda WR-V 2021 atinge velocidade máxima de 168 km/hora e acelera de 0 a 100 km/hora em 12,3 segundos. No consumo, números só razoáveis em comparação com a maioria de seus concorrentes, com gasolina roda 11,7 km/litro na cidade e 12,4 na estrada e com etanol, faz nestas mesmas condições 8,1 e 8,8 km/litro.

O Honda WR-V conta com dois modos de dirigir acionados diretamente na alavanca do câmbio, o modo Low aumenta a aderência e deixa o SUV mais colado ao chão e ajuda um pouco em terrenos mais difíceis e o modo Sport que melhora sensivelmente o desempenho do carro. Ele é confortável para dirigir como o Honda Fit, mas ainda mais elevado, o volante vem com ajuste de altura e velocidade e o banco com regulagem de altura, mesmo com o isolamento que a Honda faz o carro gera um ruído um pouco incômodo quando acelera mais forte. Pelo ajuste da suspensão para as ruas brasileiras e o maior vão livre, com altura de quase 20 centímetros ficou melhor de dirigir que o Honda HR-V e o Honda Fit, somado a isto a direção elétrica progressiva bem ajustada e o câmbio CVT bem ajustado, um dos pontos fortes do Honda WR-V 2021 é o prazer ao dirigir.

A grande vantagem do Honda WR-V usar a plataforma do Honda Fit é o espaço interno, neste quesito ele deixa todos seus concorrentes para traz parecendo mais um monovolume do que um SUV compacto. Com o sistema de bancos também herdado do monovolume é possível acomodar objetos grandes embaixo do banco traseiro e ainda traz um porta-malas com 363 litros. Além disto, a ergonomia dos bancos e o desenho interno do Honda Fit fazem do interior do carro um dos mais confortáveis no segmento de SUVs compactos.

O Honda WR-V EX e EXL trazem ar-condicionado digital de zona única, piloto automático e outros itens básicos de comodidade como vidros, travas e retrovisores elétricos. A diferença para a versão EXL são os bancos em couro e os retrovisores com rebatimento. Bastante básico, não traz luzes em LED nem piloto automático e o ar-condicionado é manual na versão de entrada, o Honda WR-V 2021 EX.

O kit multimídia do Honda HR-V 2021 tem um pouco de delay, mas vem com GPS integrado e interface para celulares, o carregamento por indução parece mesmo que a Honda ainda considera como artigo de luxo, ele está presente somente nas versões Touring do Civic e no Honda CR-V e no sedan de luxo Honda Accord. Na versão de entrada, EX, somente um rádio com Bluetooth com controle no volante. O volante tem boa empenhadura e posicionamento, conta com regulagem de altura e profundidade e com o aumento na altura em relação ao Honda Fit que já é gostoso de dirigir, ficou ainda melhor. No painel, mostradores simples, mas completos e com boa iluminação, o acabamento do console é todo em plástico rígido, mas como todo Honda com as peças muito bem encaixadas que junto com a manta de isolamento do motor o deixam bastante silencioso.

Nos itens de segurança vem mais bem equipado que seus concorrentes, contando com 4 airbags na versão EX e 6 na versão EXL e câmera de ré com guias de visão. Somente a versão de entrada tem apenas os 2 airbags frontais obrigatórios. O Honda WR-V 2021 ainda vem com os itens obrigatórios de segurança no Brasil, como os freios ABS, apoio de cabeça e cinto de segurança para os cinco passageiros e ganchos Isofix. Todas as versões do Honda HR-V 2021 passa a ter o controle de estabilidade e tração o que ajuda na estabilidade que era comprometida em curvas em velocidades mais altas. Além disto, também passa a ser de série o assistente de saída em rampas.

Com acabamento bem simples, rendimento modesto e consumo razoável, o Honda HR-V 2021 chega páreo com seus concorrentes consolidados que tampouco entregam muito nesta categoria de entrada dos SUVs. O que tem de vantagem é espaço interno e melhor dirigibilidade, ele tem tudo para ser uma boa compra até a chegada do novo Peugeot 2008 que promete sacudir o segmento e fazer com que as montadoras pensem projetos mais modernos e carros mais completos para o segmento de SUVs compactos.