Hyundai Creta 2021

Versões Creta 2021

Creta 20212.0 Prestige AT

Resumo

Além do motor 2.0 traz painel com acabamento na cor marrom, bancos revestidos em couro marfim ou preto, banco do motorista com ventilação e central multimídia de 7 polegadas com TV digital e GPS embarcado.

Creta 20211.6 Action AT

Resumo

Utiliza o mesmo motor e lista de equipamentos do Creta Attitude com câmbio automático de 6 marchas, além de detalhes no visual.

Resumo Creta 2021:

SUV compacto da montadora, o Hyundai Creta 2021 é sucesso de vendas e está disponível em em versões com motor 1.6 e câmbio manual e automático de seis marchas, e a versão topo de linha é equipada com motor 2.0 aspirado e câmbio automático.

O design do Hyundai Creta é exclusivo para o mercado latino-americano, com uma dianteira quadrada, mas bem desenhada e faróis levemente sobressalentes nas pontas são sinais de quem tenta disputar com o Jeep Renegade. As linhas laterais são bem marcadas com vincos que atravessam todo o SUV e dividem o porta-malas na traseira. Com todos os faróis em LED e a caída mais curvada no porta-malas, o Hyundai Creta tem ares um pouco mais modernos que de seus concorrentes, mas paga tendo um estilo menos robusto que pelo visto é o que tem conquistado os consumidores dos SUVs compactos. Para definir bem o design tanto externo quanto interno do Hyundai Creta, ele é sóbrio, sem exageros, não sendo o SUV mais inovador que o segmento tem, mas sendo um projeto com bom nível de acabamento.

As versões intermediárias, Action e Smart Plus e Limited vêm com motor 1.6 de 16 válvulas com comando variável e 130 cavalos de potência máxima com câmbio automático de seis marchas. Na versão de entrada Attitude, o Creta tem câmbio manual de seis marchas, mas compartilha o mesmo motor com os demais. Somente o topo de linha, Hyundai Creta Prestige tem outro motor, o 2.0 aspirado que alcança 166 cavalos de potência máxima e utiliza o câmbio automático de seis marchas. Todas as versões do Hyundai Creta tem tração apenas nas rodas dianteiras.

No desempenho o Hyundai Creta é razoável e cumpre bem o papel de um SUV de uso misto com mais características de carro urbano do que bom de estrada. Com o motor 1.6, acelera de 0 a 100 km/hora em 12 segundos e alcança a velocidade máxima de 172 km/hora. Enquanto com o motor 2.0 o desempenho melhora um pouco. Com este motor o Hyundai Creta Prestige acelera de 0 a 100 km/hora em 9,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 188 km/hora. No consumo por este desempenho só razoável, o Hyundai Creta poderia ser mais econômico, as versões equipadas com o motor 1.6 rodam 7,6 km/litro na cidade e 8,2 km/litro na estrada com etanol. Quando abastecido com gasolina, o SUV com o motor 1.6 melhora estes números para 10,4 e 11,7 km/litro, respectivamente, na cidade e na estrada. Com o motor 2.0, o Hyundai Creta tem o consumo mais elevado, mas a diferença no desempenho o mantém com um razoável custo-benefício, ele percorre 6,9 km/litro na cidade e 10 km/litro na estrada com etanol, e, com gasolina 8,2 e 11,4 km/litro, respectivamente.

Todas as versões do Hyundai Creta vêm equipadas com volante com regulagem de altura e profundidade, além de bancos com boa ergonomia, o SUV tem bom isolamento acústico e é bastante confortável de dirigir, e seu vão livre alto beneficia ainda mais o prazer de viajar. O Hyundai Creta fica devendo em aceleração, especialmente, nas versões com motor 1.6, o SUV demora a arrancar e pode decepcionar quando você necessite acelerar mais forte em retomadas e ultrapassagens.

Diferente de seus concorrentes, o SUV da Hyundai tem bom espaço interno, vale destacar que a maioria dos SUVs compactos usa plataforma de hatchs de pequeno porte, mas, o Hyundai Creta tem como base o Elantra, sedan médio da montadora que atualmente não é comercializado no Brasil. Esta plataforma torna-se um ponto positivo do Hyundai Creta, que tem maior entre-eixo e é mais espaçoso se você o comparar com seus concorrentes, principalmente para os passageiros do banco traseiro. Outra vantagem do uso da plataforma de um modelo médio, enquanto alguns de seus concorrentes têm porta-malas com capacidade de hatch compacto, o Hyundai Creta tem 431 litros, espaço suficiente para quatro malas médias. O acabamento tem bom toque sem excesso de plásticos duros e no Creta Prestige os bancos em couro combinado com tecido deixam este aspecto ainda melhor.

A versão de entrada 1.6 Attitude MT traz de série ar-condicionado, direção elétrica progressiva, vidros elétricos dianteiros e traseiros, volante com regulagem de altura e profundidade, rádio com conexão bluetooth e entrada USB, rodas de liga leve de 16 polegadas e barras de teto longitudinais. A versão 1.6 Action AT acrescenta o câmbio automático de seis marchas, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de cruzeiro com comandos no volante. O Creta na versão 1.6 Smart Plus AT, acrescenta sobre a versão Action grande frontal com borda cromada, protetores dos para-choques na cor prata, limpador de para-brisa do tipo “flat blade”, rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas, bancos revestidos parcialmente em couro, faróis de neblina dianteiros, luz de rodagem diurna (DRL) em LED, ar-condicionado automático digital, abertura e fechamento dos vidros através da chave de telecomando, função “one-touch” em todos os vidros, câmera de ré com linha dinâmicas, acendimento automático dos faróis, e central multimídia de 7 polegadas com TV digital. A versão 1.6 Limited AT é a mais complete com o motor 1.6 e acrescenta itens como faróis com projetor, lanternas traseiras em LED, maçanetas externas cromadas, bancos de couro e revestimento das portas na cor bege, airbags laterais e de cortina, chave presencial com partida por botão. A versão topo de linha 2.0 Prestige AT, além do motor 2.0 com 166 cavalos de potência, acrescenta sobre a versão Limited 1.6, painel de instrumentos Advanced Supervision Cluster, painel com acabamento na cor marrom (existe a opção do painel em preto), bancos revestidos em couro marfim ou preto, banco do motorista com ventilação, saída de ar para os bancos traseiros, retrovisores externos com rebatimento elétrico, retrovisor interno eletrocrômico, carregador sem fio para smartphones, central multimídia de 7 polegadas com TV digital e GPS embarcado.

O painel, assim como o design do Hyundai Creta, ainda não tem o novo desenho que está propondo a montadora como identidade global. No design externo o SUV não chega a desagradar, mas o painel é muito simples para sua faixa de preço, com uma pequena tela com as informações do computador de bordo, o velocímetro e conta-giros analógicos fazem o carro parecer mais barato do que é. O kit multimídia que a montadora disponibiliza nos novos carros da marca não está presente no Hyundai Creta, ele ainda mantém o antigo sistema e não é oferecido nas versões básicas. Apesar disto, o sistema do SUV traz GPS integrado na versão topo de linha.

Na segurança, a Hyundai deixou faltando itens importantes como airbags laterais e de cortina, o que acontece com praticamente toda a sua linha. Somente no Creta Limited e Prestige são oferecidos os airbags laterais e de cortina, em todas as outras versões ele vem apenas com os obrigatórios dianteiros, merecia mais considerando a categoria do carro.

Se você realmente precisa de um carro para uso misto, com bom espaço interno, o SUV coreano é superior a seus concorrentes. Seu porta-malas e espaço no banco traseiro são bons, além disso, o Hyundai Creta vem com os equipamentos básicos de conforto em todas as versões. A versão Prestige, mais completa do Creta, tem um desempenho melhor sem comprometer tanto o consumo em relação às demais versões com motor 1.6. A lista de equipamentos é bem completa, tanto nos itens de conforto como de segurança.

O consumo do Hyundai Creta 1.6 é de 10,4 km/litro na cidade e 11,7 km/litro na estrada com gasolina. Com álcool o consumo é de 7,6 km/litro na cidade e 8,2 km/litro na estrada.

O Hyundai Creta 2.0 2021 tem 116 cavalos de potência máxima alcançando a velocidade máxima de 188 km/hora e acelerando de 0 a 100 km/hora em 9,7 segundos.

O Hyundai Creta 2021 é comercializado a partir de R$ 75.990,00, em sua versão de entrada, o Hyundai Creta Attitude 1.6 MT, até R$ 108.990,00, na versão topo de linha, o Creta Prestige 2.0 AT.