Ganhe R$500,00 em RappiCréditos ao comprar um carro na Karvi com a logo da Rappi!

Toyota Etios Hatch

Versões Etios Hatch

Etios Hatch

X Man 1.3L

Resumo

Versão de entrada com motor 1.3 e câmbio manual de seis marchas. Traz o básico em equipamentos com ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos.

Etios Hatch

X Aut 1.3L

Resumo

Versão de entrada com motor 1.5 e câmbio automático de quatro marchas.

Etios Hatch

X Plus Man 1.5L

Resumo

Versão de topo de linha com motor 1.5 e câmbio manual de seis marchas, tem controle do rádio no volante, vidros elétricos em todas as portas e kit multimídia.

Etios Hatch

X Plus Aut 1.5L

Resumo

Versão de topo de linha com motor 1.5 e câmbio automático de 4 marchas, tem controle do rádio no volante, vidros elétricos em todas as portas e kit multimídia.

Resumo Etios Hatch:

Lançado pela primeira vez em 2013, o Toyota Etios é um modelo compacto em versão sedan e hatch. É o primeiro carro desse tipo que a Toyota fabrica no Mercosul. Em um tempo relativamente curto, o Toyota Etios evoluiu rapidamente em design e desempenho, com atualizações em anos consecutivos: 2015, 2016, 2017 e 2018. Mas nunca conseguiu atingir um grande sucesso em vendas. Faz parte do segmento mais competitivo do mercado Brasileiro, onde também existem o Ford Ka, o Chevrolet Onix, o Renault Sandero, o Fiat Argo, o Peugeot 208 e o Volkswagen Gol , entre outros pesos "pesados" verdadeiros que compartilham as melhores posições do ranking anual de emplacamentos. O Toyota Etios 2020 está disponível em duas versões, com duas opções de motor e câmbio, sendo oferecido o Toyota Etios X 1.3 MT e AT e o Toyota Etios X Plus 1.5 MT e AT.

Sem incorrer em julgamentos financeiros, é difícil imaginar alguém comprando um Toyota Etios por seu design. Inofensivas e ingênuas, na melhor das hipóteses, as linhas são convencionais, um tanto complicadas e pouco proporcionais. Não é de todo um carro desagradável, mas é claro que a estética nunca foi o objetivo central de seus desenvolvedores. Deve-se reconhecer, no entanto, que em atualizações sucessivas, a Toyota investiu esforços para melhorar esse aspecto do Toyota Etios.

Ao longo de sua trajetória, o Toyota Etios sempre teve os mesmo motores, apenas em 2016 experimentou um aumento de potência com a incorporação da distribuição variável dupla. O Toyota Etios X vem com motor 1.3 com 16 válvulas e 98 cavalos de potência e o Etios X Plus com o motor 1.5 de 107 cavalos, em ambas versões pode vir com câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro. A tração é dianteira em todas as versões.

Com o motor 1.5 em conjunto com uma carroceria leve o Toyota Etios X Plus acelera de 0 a 100 km/hora em 9,7 segundos. É um indicador de boa agilidade e reação e ele alcança uma velocidade máxima de 175 km/hora. Já o Etios X 1.3 atinge a velocidade máxima de 170 km/hora e acelera de 0 a 100 km/hora em 11,8 segundos nada mal para um carro com perfil popular. A elasticidade do motor é aprimorada pelo câmbio manual, com 6 velocidades, o que permite que você vá relativamente rápido em baixas rotações. A versão com câmbio automático tem apenas 4 marchas, mas é perfeita para dirigir na cidade. O consumo médio de combustível do Etios X Plus 1.5 na cidade é de 8,1 km/litro com etanol e 11,9 km/litro com gasolina, o número melhora um pouco Etios X 1.3, mas a diferença no desempenho não faz valer a pena ele roda com etanol 8,6 km/litro e com gasolina 12,6 km/litro. Já na estrada o hatch com o motor 1.3 roda 9,8 e 14,2 km/litro, respectivamente com etanol e gasolina e este números mudam para 9,2 e 13,2 km/litro com o motor 1.5. Eles são mais do que interessantes para um carro desse preço.

Como outras apostas da montadora, o Toyota Etios 2020 tem uma configuração versátil: é um carro com desempenho adequado na cidade e na estrada. Isso começa com o motor, cuja agilidade permite boas reações em qualquer circunstância. Na cidade, o hatch é favorecido por uma boa folga frontal e suspensões suaves que amortecem bem os buracos de nossas ruas. O diâmetro de torção do volante é muito pequeno, o que facilita as manobras. A direção é suave e precisa, com a ressalva de que o volante "não volta sozinho" e deve ser girado ao sair da curva. Na estrada, um bom equilíbrio e se destaca em curvas exigentes. O novo controle de estabilidade incorporado como padrão é uma vantagem real nesse sentido, em se tratando do segmento de hatchs populares.

Um dos pontos fortes do Toyota Etios é seu espaço interno em relação aos seus concorrentes. Para ser um compacto, tem muito espaço, especialmente nos bancos traseiros, só o porta-malas na versão hatch é bem pequeno. A posição de direção é boa, com ajuste de altura para o volante.

De acordo com o perfil de baixo custo do Toyota Etios Hatch, os equipamentos de conforto não oferecem muito que comemorar. O Etios X 1.3 traz apenas o básico: vidros elétricos, ar condicionado, travamento central das portas, exibição de várias informações no painel (ele não se chega a ser um computador de bordo) e abertura interna do tanque de combustível. Se você quiser para equipar um pouco mais, o Etios X Plus 1.5, além do motor 1,5 traz controles no volante e controle de velocidade de cruzeiro.

O Toyota Etios 2020 quebra padrão com uma tela digital muito controversa localizada no meio do painel! Ou seja, para observar quaisquer dados de direção, o motorista deve colocar a visão levemente para o lado. É uma maneira bastante grosseira de economizar custos: como o Toyota Etios também é comercializado em países que dirigem à esquerda (especialmente na Índia), a mesma matriz é usada com o volante localizado alternadamente à esquerda ou à direita, sem praticamente “tocar” a parte do mostrador. Fora desta ressalva do lugar que está posicionado, o quadro é realmente muito legível e completo em termos das informações oferecidas.

Até recentemente, o Toyota Etios vinha sem controle de estabilidade. Na atualização de 2017, esse importante recurso de segurança foi incorporado em todas as versões. A montadora antecipou os regulamentos que em breve estabelecerão sua obrigação e hoje todos os seus modelos a oferecem como padrão. Reconhecemos e aplaudimos. Além disso, o Toyota Etios possui os equipamentos obrigatórios para a comercialização no Brasil, sendo freios ABS, EBD, airbags dianteiros para motorista e passageiro e cintos de três pontos para todos passageiros. É pouco, claro, mas talvez esperado para um carro barato. A favor, deve-se dizer que, a esse respeito, quase não há distinções entre a versão básica, o Etios X e a versão completa, o Etios X Plus. Além disso, a carroceria foi bem pontuada na maioria dos testes de acidentes.

Sendo um modelo de clara vocação para o mercado popular, o Toyota Etios basicamente compete por seu preço acessível e se você comparar com seus concorrentes vai ver que ele é uma ótima opção para comprar um bom carro, gastando pouco. Agora, está longe de ser o único mercado de carros este perfil: mas o que lhe dá esse extra que o torna superior? Equipamentos, desempenho superior e segurança fazem do Toyota Etios mesmo defasado em design um carro bom de briga no concorrido mercado de hatchs populares.