Quando falamos em números de vendas, além de liderar a categoria de sedans médios-premiums, o BMW 320i ainda consegue ser o modelo mais vendido da montadora alemã em solo brasileiro e também o mais famoso entre todo o segmento de luxo. A linha 320i, derivação do Série 3, está disponível em 3 configurações de acabamento com o mesmo conjunto mecânico e tração traseira.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Sedan
Segmento
Médio-Premium
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
2.0 turbo
Potência/Torque
184 cv / 30,6 kgfm
Transmissão
Automática convencional
Tração
Traseira
Desempenho
Tecnologia
Acabamento
Conforto
Equipamentos
Piloto automático adaptativo (versão M Sport)
Ar-condicionado digital tri-zone (de série)
Estacionamento automático (de série)
Reconhecimento de placas de trânsito (versões Sport GP e M Sport)
Sistema de som Harman Kardon com 16 alto-falantes e 464W (versão M Sport)
Consumo Cidade | 7,8 km/l (E) e 11,2 km/l (G)
Consumo Estrada | 9,4 km/l (E) e 13,3 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 7,1 s
Velocidade máxima | 235 km/h
Porta-malas | 365 L
Tanque | 59 L
Versões atuais
GP
Sport GP
M Sport
Versões descontinuadas
Sport
GT Sport
M Sport GP
Modern
Linha do tempo
O BMW Série 3 está disponível no Brasil desde 1991, mas falando especificamente do 320i, ele ficou realmente famoso em gerações mais novas, como na sexta, lançada no mercado brasileiro em 2012.
Saiba tudo sobre o BMW 320i
O BMW 320i Série 3 é o principal modelo da BMW, assim como o Corolla é para a Toyota, por exemplo. Todas as versões do sedan que começam com o número 3 correspondem ao Série 3, mas a mais famosa e comum entre elas é a 320i, que também é a mais barata da linha e está disponível em diferentes níveis de acabamento e equipamentos.
Não é difícil encontrar pontos positivos no BMW 320i, pois são vários. Entre os principais nós podemos citar o desempenho proporcionado pelo motor 2.0 turbo (mesmo que os números não sejam impressionantes), a ótima dirigibilidade, o acabamento bastante refinado e também o bom nível de equipamentos.
Por outro lado, o sedan de entrada da BMW pode não ser o mais recomendado a quem procura um porta-malas com ampla capacidade, ou mesmo para quem busca uma economia de combustível além da média. Para isso há a configuração híbrida plug-in 330e.
Vale ressaltar que o BMW Série 3 tem como rivais o Jaguar XE, Mercedes-Benz Classe C e Audi A4, mas considerando o posicionamento de preços das configurações 320i, é o Audi que rivaliza mais intensamente com o sedan premium fabricado no Brasil.
O Série 3 chegou ao mercado brasileiro ainda importado em 1991, mas é nítido que o 320i começou a ter um real sucesso a partir da sexta geração global, que chegou por aqui em agosto de 2012. Em outubro de 2014 o modelo começou a ser fabricado na planta da BMW em Araquari (SC), ganhando um discreto facelift no início de 2016 e recebendo uma nova geração, a que é vendida atualmente, em setembro de 2019.
Além da incrementação de equipamentos e as alterações de preços, o 320i desde então teve como novidade apenas a motorização flex, em janeiro de 2021.
Principais concorrentes
- Mercedes-Benz Classe C
- Jaguar XE
- Audi A4