Fiat Mobi

Subcompacto da Fiat é o mais barato da marca e um dos mais baratos do país.

Avaliação

6 de 10

Há muito tempo o Fiat Mobi rivaliza com o Renault Kwid na disputa pelo título de carro mais barato do Brasil, que varia de acordo com cada mudança de preços realizada pelas montadoras. Atualmente o Mobi é sim o modelo 0km mais acessível do país, e está disponível em 2 versões de acabamento, sempre com o mesmo conjunto mecânico.

Compra um Fiat Mobi

R$ 33.499

Perfil Geral

Mecânica


  • Robustez

  • Economia de combustível

  • Porte compacto

  • Central multimídia avançada

  • Manutenção barata

  • Central multimídia Uconnect de 7” (versão Trekking)

  • Retrovisores com repetidores de seta em LED e função tilt-down no lado direito (opcional para a Trekking)

  • Sensor de pressão dos pneus (de série)

  • Controles de estabilidade e tração (opcional)

  • Assistente de partida em rampas (opcional)

  • Consumo Cidade | 9,6 km/l (E) e 13,5 km/l (G)

  • Consumo Estrada | 10,4 km/l (E) e 15 km/l (G)

  • Aceleração 0 a 100 km/h | 14,4s

  • Velocidade máxima | 152 km/h

  • Porta-malas | 200L

  • Tanque | 47L

Versões atuais

  • Like

  • Trekking

Versões descontinuadas

  • Easy

  • Drive

  • Way

  • Easy Comfort

  • Easy On

Linha do tempo

    • Lançamento do Mobi no Brasil.

      Abril

    2016
    • Modelo ganha opções com motor 1.0 FireFly.

      Novembro

    2016
    • Hatch perde câmbio automatizado GSR.

      Janeiro

    2020
    • Mobi perde o motor 1.0 FireFly.

      Abril

    2020
    • Recebe seu primeiro facelift.

      Outubro

    2020
    • Ganha controle de estabilidade como opcional.

      Março

    2022

Por mais que já tenha sido ofertado com o bom e moderno motor 1.0 FireFly, a Fiat acabou descontinuando essa opção e voltou a equipar o Mobi com o motor 1.0 Fire, que permanece até hoje. Desde abril de 2016 ele recebeu apenas 1 pequena alteração visual.

Saiba tudo sobre o Mobi

Por ser um hatch subcompacto, a função do Fiat Mobi no Brasil é ser um modelo de pequeno porte que seja ágil e prático para grandes cidades, sem foco no uso rodoviário. Sua proposta também é ser um carro mais acessível, e exatamente por isso atualmente é um dos mais baratos do país.

O pequeno Mobi atende bem quem costuma transitar com menos de 3 pessoas no veículo e dificilmente utiliza o porta-malas para abrigar objetos maiores ou em grande quantidade. Por ser um modelo de entrada, ele também chama a atenção de empresas que necessitam de veículos robustos e com baixo custo de manutenção em suas frotas, além de econômicos.

Entre os pontos negativos, podemos citar o porta-malas com baixa capacidade, o espaço interno e a lista de equipamentos, já que seu único concorrente foi atualizado recentemente e recebeu itens de série mais modernos. Como é basicamente o mesmo de 2016, o visual também já está um pouco cansado e necessitando de uma reestilização.

Curiosamente o Fiat Mobi possui apenas um rival direto atualmente, que é o Renault Kwid. Ambos os modelos são os únicos modelos à venda atualmente classificados como hatches subcompactos, embora as versões mais caras possam acabar disputando mercado com carros maiores.

Lançado em abril de 2016, na época estava disponível somente o propulsor 1.0 Fire, até que em novembro do mesmo ano a Fiat decidiu disponibilizar o hatch com o moderno 1.0 FireFly, depois voltando atrás em abril de 2020 e passando a ofertar somente o Fire novamente.

Seu primeiro e único facelift até o momento ocorreu em outubro deste mesmo ano, enquanto sua última novidade foi apresentada em março de 2022, onde ganhou novos opcionais de segurança.

Principais concorrentes

Fiat Mobi recomendados

O Fiat Mobi alcança a potência máxima de 74 cv.
De acordo com o Inmetro, na cidade o Fiat Mobi faz 9,6 km/l com etanol e 13,5 km/l com gasolina, enquanto na estrada são 10,4 km/l (E) e 15 km/l (G).
O Fiat Mobi utiliza sempre o motor 1.0 flex aspirado de 4 cilindros em linha.
Atualmente o Fiat Mobi é vendido apenas nas versões Like e Trekking.