O Territory na verdade tem um projeto chinês, pois é derivado do modelo Yusheng S330. No segmento de SUVs médios, a Ford trouxe o modelo ao Brasil somente em 2020, atualmente sendo oferecido em uma única versão e alcançando um baixo número de vendas.
Perfil Geral
Origem
China
Tipo
SUV
Segmento
Médio
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Gasolina
Motor
1.5 turbo
Potência/Torque
150 cv / 22,9 kgfm
Transmissão
CVT
Tração
Dianteira
Acabamento
Espaço interno
Conforto para os passageiros
Segurança
Conforto ao rodar
Piloto automático adaptativo
6 airbags
Sensor de ponto cego
Painel de instrumentos de 10”
Câmera 360°
Consumo Cidade | 9,2 km/l (G)
Consumo Estrada | 10 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 11,8s
Velocidade máxima | 180 km/h
Porta-malas | 348 L
Tanque | 52 L
Versões atuais
Titanium
Versões descontinuadas
SEL
Linha do tempo
Importado da China (onde o modelo possui outra marca), o Territory possui vendas muito baixas, principalmente por ser ofertado em versão única e ter preço elevado mesmo com um conjunto mecânico não muito moderno.
Saiba tudo sobre o Territory
O Ford Territory faz parte de uma estratégia recente da Ford, de atuar no Brasil apenas como importadora, encerrando qualquer operação fabril em nosso país. Sendo assim, o SUV médio é importado da China, onde compartilha praticamente todo o projeto com o Yusheng S330.
Seu desempenho no ranking de vendas nunca foi satisfatório em nosso país, visto que somente 364 unidades foram emplacadas nos primeiros 4 meses de 2022, enquanto o Jeep Compass, líder da categoria, emplacou 19.001 exemplares. Até mesmo o Toyota Corolla Cross, segundo colocado no ranking, conta com um total 14.444 vendas, número bem mais alto que o do Ford.
Apesar disso, o Ford Territory tem sim algumas virtudes interessantes, destacando-se principalmente o excelente espaço interno, que se alia a um bom acabamento e um bom nível de segurança embarcada.
Nos pontos positivos do que negativos, existe o conjunto mecânico que peca tanto nos quesitos consumo e desempenho, além de que faltam mais equipamentos tecnológicos, um porta-malas mais amplo (são apenas 348L) e uma central multimídia mais intuitiva, embora ela seja grande e agradável visualmente. Em geral, a relação de custo-benefício deixa a desejar.
A vida do Territory é difícil justamente por disputar vendas em um dos segmentos mais populares atualmente, o de SUVs médios. Ele concorre com Volkswagen Taos, Chevrolet Equinox, Jeep Compass e outros. A Ford apresentou o Territory no Salão Do Automóvel de 2018, mas seu lançamento ocorreu apenas em agosto de 2020, perdendo a versão de entrada SEL menos de 1 ano depois, em julho de 2021.
Principais concorrentes
- Volkswagen Taos
- Jeep Compass
- Kia Sportag
- Hyundai New Tucson
- Toyota Corolla Cross
- Chevrolet Equinox
- Mitsubishi Eclipse Cross
- CAOA Chery Tiggo 7