Honda Civic

Além de um dos mais vendidos da Honda, foi também o 2º sedan médio mais emplacado.

Avaliação

8 de 10

Ao menos no Brasil, o Civic sempre foi um dos modelos mais importantes para a Honda, já que foi responsável também por inaugurar a produção brasileira da marca, em 1997. Suas últimas unidades foram comercializadas nos primeiros meses de 2022, mas uma nova geração chegará ainda este ano.

Compra um Honda Civic

R$ 26.000

Perfil Geral

Mecânica


  • Custo-benefício

  • Confiabilidade mecânica

  • Conforto

  • Acabamento

  • Design interno e externo

  • Banco do motorista com ajustes elétricos (versão Touring)

  • Faróis full LED (versões EXL e Touring)

  • 6 airbags (de série)

  • Painel de instrumentos de 7” (versões EXL e Touring)

  • Câmera de monitoramento de ponto cego (versão Touring)

  • (2.0 CVT)

  • Consumo Cidade | 7,2 km/l (E) e 10,5 km/l (G)

  • Consumo Estrada | 8,9 km/l (E) e 13 km/l (G)

  • Aceleração 0 a 100 km/h | 10,9s

  • Velocidade máxima | 195 km/h

  • Porta-malas | 519 L

  • Tanque | 56 L

Versões atuais

  • LX

  • Sport

  • EX

  • EXL

  • Touring

Versões descontinuadas

  • Si

  • EXR

  • LXS

  • LXR

  • LXL

Linha do tempo

    • Civic começa a ser importado no Brasil.

      Março

    1992
    • Sedan começa a ser produzido em Sumaré (SP).

      Outubro

    1997
    • Chegada da 7ª geração.

      Dezembro

    2000
    • Honda lança 8ª geração.

      Abril

    2006
    • Estreia da 9ª geração no Brasil.

      Janeiro

    2012
    • Décima geração é lançada.

      Agosto

    2016
    • 2021

    A Honda começou a importar o Civic para o Brasil quando o então presidente Fernando Collor liberou novamente as importações de automóveis. Desde então ele chegou até sua geração 10 por aqui, saindo de linha até a 11ª geração desembarcar por aqui.

    Saiba tudo sobre o Civic

    Por mais que o Honda Civic não tenha sido líder de mercado no Brasil, ele foi muito importante para a Honda, principalmente por ter inaugurado a produção da marca no país, nos anos 90. O modelo atingiu um grande sucesso e se tornou um eterno rival do Toyota Corolla, este que lidera a categoria de sedans médios até hoje.

    Sua última geração tinha como principal destaque o design bastante único e moderno, tanto no exterior quanto no interior. Além disso, a Honda possui uma alta confiabilidade mecânica, o que não é diferente com o Civic. Entre suas qualidades, também podemos citar o conforto, o acabamento e a relação entre custo e benefício, já que custava menos que o principal rival e mesmo assim entregava bons atributos.

    Podemos considerar como ponto negativo a ausência de um motor turbo para mais versões, pois somente a Touring trazia esse propulsor, o que a deixava com um preço muito alto. O modelo também já estava sentindo um pouco o peso de sua idade, e por isso não trazia uma lista de equipamentos muito tecnológica, faltando principalmente itens de condução semi autônoma, como o ACC.

    Não é segredo para ninguém que o Toyota Corolla é o principal rival do Honda Civic, já que eles são os 2 principais sedãs médios no Brasil. Contudo, modelos como Chevrolet Cruze Sedan e Volkswagen Jetta também concorriam com o “japonês”. Ele teve a importação iniciada em 1992, ainda na 5ª geração, passando para a 6ª em 1996.

    A 7ª geração desembarcou por aqui no final de 2000, enquanto a 8ª chegou em 2006. Já a 9ª foi lançada no Brasil em 2012, sendo substituída pela 10ª em agosto de 2016, a qual durou até dezembro de 2021, quando o sedan saiu de linha. Suas últimas unidades foram vendidas nos primeiros meses de 2022, mas uma nova geração já foi confirmada e chegará ainda este ano.

    Principais concorrentes

    Honda Civic recomendados

    Modelos de la competencia

    O Honda Civic conta com 155 cv no motor 2.0 e 173 cv no motor 1.5 turbo.
    Os números do Inmetro informam que o Honda Civic percorre na cidade, até 7,2 km/l (E) e 10,5 km/l (G). Já na estrada são 8,9 km/l e 13 km/l, respectivamente.
    São dois motores disponíveis no Honda Civic, o 2.0 flex aspirado ou o 1.5 turbo à gasolina, ambos com 4 cilindros em linha.
    Em sua última linha ofertada no Brasil, o Honda Civic era vendido nas versões LX, Sport, EX, EXL e Touring.