Renault Duster

O Duster é o SUV/Crossover mais barato e também mais vendido da Renault no Brasil.

Avaliação

7 de 10

Atualmente posicionado como linha de entrada dos SUVs/Crossovers da Renault no Brasil, o Duster consegue vender muito mais que o “irmão” Captur, embora o número de emplacamentos não seja muito generoso considerando toda a categoria. Recentemente ganhou motor 1.3 turbo e corrigiu seu problema de desempenho e consumo (pelo menos na versão de topo).

Compra um Renault Duster

R$ 41.900

Perfil Geral

Mecânica


  • Capacidade de superação de obstáculos

  • Consumo de combustível (motor 1.3 turbo)

  • Porta-malas amplo

  • Desempenho (motor 1.3 turbo)

  • Robustez

  • Câmera 360° (versão Iconic)

  • Sensor de ponto cego (versão Iconic)

  • Chave presencial (versão Iconic)

  • Ar-condicionado digital (versões Intense e Iconic)

  • Central multimídia de 8” (a partir da versão Zen CVT)

  • (1.6 CVT)

  • Consumo Cidade | 7,2 km/l (E) e 10,5 km/l (G)

  • Estrada | 8,1 km/l (E) e 11,5 km/l (G)

  • Aceleração 0 a 100 km/h | 12,4s

  • Velocidade máxima | 173 km/h

  • Porta-malas | 475 l

  • Tanque | 50 l

Versões atuais

  • Zen

  • Intense

  • Iconic

Versões descontinuadas

  • Dynamique

  • Expression

  • Authentique

Linha do tempo

    • Lançamento do Duster no Brasil.

      Outubro

    2011
    • Modelo recebe o primeiro facelift.

      Abril

    2015
    • Duster ganha câmbio CVT.

      Junho

    2017
    • Renault lança nova geração.

      Março

    2020
    • Versão mais cara recebe motor 1.3 TCE.

      Fevereiro

    2022

Quando foi lançado, o Renault Duster concorria apenas com o Ford EcoSport, pioneiro desse segmento. Em 2020 o modelo na verdade não ganhou uma geração totalmente nova, mas podemos considerar como uma por conta das profundas alterações no projeto.

Saiba tudo sobre o Duster

Nascido como um projeto Dacia (marca de baixo custo da Renault no exterior), o Renault Duster chegou para concorrer com o Ford EcoSport, que era o único SUV compacto disponível no Brasil até então. Por mais que tenha perdido bastante relevância quando novos concorrentes chegaram, o modelo permanece até hoje em nosso mercado e vende bem mais que o Captur, seu irmão maior mais refinado.

Desde a primeira geração, com certeza um dos pontos mais positivos do modelo é a alta robustez do projeto que se junta à boa capacidade de superar obstáculos, por conta dos bons ângulos de entrada e saída e o vão livre em relação ao solo. Espaço interno também é uma forte qualidade, principalmente no porta-malas, que é um dos maiores do segmento. Considerando apenas o motor 1.3 TCE, desempenho e consumo também são pontos fortes.

Em contrapartida, o Renault Duster ainda deve um acabamento mais primoroso (embora tenha melhorado muito na troca de geração), assim como peca no quesito segurança (mesmo na versão mais cara são apenas 2 airbags obrigatórios por lei) e também no desempenho e consumo entregues pelo motor 1.6 aspirado, já que o bom 1.3 TCE equipa apenas a versão de topo do modelo.

O Renault Duster foi um dos pioneiros nesse segmento, mas hoje sua lista de concorrentes é bem grande. Podemos citar como principais, o Volkswagen Nivus, Nissan Kicks, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta.

Seu lançamento no Brasil ocorreu em outubro de 2011, com o primeiro facelift chegando em abril de 2015. Foi em junho de 2017 que ele passou a adotar o mesmo câmbio Xtronic CVT do Kicks.

A profunda reestilização (chamada de nova geração), chegou em março de 2020, enquanto o motor 1.3 turbo passou a ficar disponível somente em fevereiro de 2022.

Principais concorrentes

Renault Duster recomendados

Modelos de la competencia

Com motor 1.6 o Renault Duster entrega até 120 cv, e com o 1.3 turbo, são 170 cv.
Com base nos dados do Inmetro, o Renault Duster 1.6 CVT percorre na cidade, até 7,2 km/l com etanol e 10,5 km/l com gasolina, passando para 8,1 km/l e 11,5 km/l na estrada, respectivamente.
O Renault Duster pode utilizar o motor 1.6 flex aspirado ou o 1.3 turboflex, ambos de 4 cilindros em linha.
Atualmente o Renault Duster possui as versões de acabamento Zen, Intense e Iconic.