Desde o lançamento de sua última geração no Brasil, o Ford Ka geralmente ficava em segundo ou terceiro lugar no ranking geral de vendas, disputando a medalha de prata com o Hyundai HB20. Contudo, com a mudança de estratégia da Ford em janeiro de 2021 (quando deixou de fabricar carros no Brasil), o Ka se despediu de nosso mercado.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Hatchback
Segmento
Compacto
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.5 aspirado
Potência/Torque
136 cv / 16,1 kgfm
Transmissão
Manual ou automática
Tração
Dianteira
Equipamentos
Desempenho
Economia de combustível
Dirigibilidade
Conforto
Central multimídia de 7” (a partir da versão SE Plus)
4 airbags (versão Freestyle AT)
Piloto automático (versões SE Plus AT e Freestyle AT)
Câmera de ré (versão Freestyle AT)
Controles de estabilidade e tração (versões Freestyle e Freestyle AT)
(1.5 Manual)
Consumo Cidade | 9,1 km/l (E) e 13 km/l (G)
Consumo Estrada | 10,4 km/l (E) e 15,1 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 9,9 s
Velocidade máxima | 181 km/h
Porta-malas | 257 L
Tanque | 51 L
Versões atuais
S
SE
SE Plus
SE Plus AT
Freestyle
Freestyle AT
Versões descontinuadas
SEL
Titanium
100 Anos
Trail
Tecno
Linha do tempo
Em sua terceira geração (a última vendida no Brasil), o Ka conseguia um bom número de vendas, mas deixou nosso mercado no início de 2021, quando a Ford decidiu encerrar qualquer operação fabril em nosso país, tirando de linha o Ka, Ka Sedan e EcoSport.
Saiba tudo sobre o Ka
Em sua última geração, por muito tempo o Ford Ka foi uma ótima opção no mercado automotivo brasileiro frente aos outros hatches compactos, pois em geral trazia atributos importantes por um preço interessante.
Em sua categoria, essa geração mais recente (que é completamente diferente da anterior) se destacava por um baixo consumo de combustível, mesmo entregando ótimos números de potência e torque, tanto no motor 1.0 quanto no 1.5. O acabamento, embora bem simples, era bastante agradável visualmente, e a lista de equipamentos era boa. Entregando um desempenho agradável e um bom conforto, dirigir o Ka é algo prazeroso.
Em contrapartida, quando as novas gerações de Chevrolet Onix e Hyundai HB20 chegaram, o Ford Ka ficou um pouco obsoleto, deixando sua lista de itens de série muito simples e sentindo a ausência de equipamentos mais modernos. O porta-malas também nunca teve um capacidade muito generosa, assim como o espaço interno que não se destaca.
Conforme antecipamos, o Ford Ka rivaliza principalmente com o Hyundai HB20 e o Chevrolet Onix, com quem geralmente dividia o pódio dos automóveis mais vendidos do país. Modelos como Renault Sandero, Fiat Argo e Volkswagen Gol também entram na disputa da categoria.
A primeira geração chegou ao Brasil em março de 1997, recebendo o primeiro facelift (que alterou a traseira) em 2002. A segunda geração foi lançada em dezembro de 2007, durando até julho de 2014, quando a terceira começou a ser vendida em nosso mercado.
Após o último facelift em julho de 2018, assim ele ficou até janeiro de 2021, quando a Ford fechou suas fábricas no Brasil e tirou o Ka de linha.
Principais concorrentes