Assim como o Duster, o Renault Captur é um SUV Compacto, mas posicionado em uma faixa de preços mais elevada, tendo então um conjunto mais refinado considerando os principais pontos dos modelos. Seu número de vendas é bastante baixo, mas o modelo segue disponível em três versões de acabamento, todas com motor 1.3 turbo.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
SUV
Segmento
Compacto
Capacidade
5 passageiros / 4 portas.
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.3 turbo
Potência/Torque
170 cv / 27,5 kgfm
Transmissão
CVT
Tração
Dianteira
Design
Conforto
Capacidade do porta-malas
Desempenho
Dirigibilidade
Sensor de ponto cego (versão Iconic)
Sistema Multiview com 4 câmeras (versão Iconic)
4 airbags (de série)
Chave presencial (de série)
Faróis full LED (versão Iconic)
Consumo Cidade | 7,7 km/l (E) e 10,9 km/l (G)
Consumo Estrada | 8,2 km/l (E) e 11,6 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 9,2 s
Velocidade máxima | 190 km/h
Porta-malas | 437 L
Tanque | 50 L
Versões atuais
Zen
Intense
Iconic
Versões descontinuadas
BOSE
Life
Linha do tempo
Podemos dizer que o Captur ainda é um modelo relativamente recente em nosso mercado. Quando recebeu sua primeira reestilização o Renault evoluiu bastante, ganhando então o motor 1.3 turbo desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz.
Saiba tudo sobre o Captur
Atualmente a Renault conta com dois SUVs vendidos no mercado brasileiro, e ambos são compactos. Porém, para que eles não disputem o mesmo tipo de cliente entre eles, o Renault Captur é posicionado em uma faixa mais sofisticada e cara, enquanto o Duster é mais acessível.
O design, embora seja algo pessoal que varie de acordo com o gosto de cada um, pode ser definido como um ponto positivo por ser considerado atraente pela maioria do público. Contudo, certamente a maior virtude do crossover é a motorização 1.3 turbo desenvolvida em conjunto com a Mercedes-Benz, que entrega um ótimo desempenho e garante uma boa dirigibilidade ao modelo.
Com quase 440 litros de capacidade, o porta-malas também se torna um ponto positivo do Renault Captur.
Porém não espere por um acabamento primoroso ou por uma lista de equipamentos recheada, pois o modelo fica devendo nestes dois quesitos. Embora o entre-eixos seja bastante generoso, o espaço interno também não fica entre os melhores da categoria.
Falando em sua categoria, vale lembrar que por questões de preço o modelo da Renault não disputa mercado com os crossovers compactos um pouco mais acessíveis, tais como o próprio Duster, o Fiat Pulse e o Jac T40.
Lançado no Brasil em março de 2017, o Renault Captur recebeu sua primeira novidade em junho do mesmo ano, onde ganhou a transmissão Xtronic CVT. A versão BOSE (chamada assim pelo sistema de som da marca BOSE) foi lançada em outubro de 2019.
A primeira reestilização, que melhorou vários itens do modelo, desembarcou por aqui em julho de 2021. Junto com ela veio o motor 1.3 turbo, chamado de TCE.
Principais concorrentes